O Conselho da Organização das Nações Unidas (ONU) para Agricultura e Alimentação (FAO) anunciou que o Peru será o país sede do XVI Congresso Florestal Mundial, que será realizado em 2027.
A informação foi dada em primeira mão pela Agência Andina.
A candidatura peruana foi apresentada oficialmente durante a 27ª sessão do Comitê Florestal (COFO 27), em julho de 2024, em Roma, Itália, como resultado de um esforço articulado entre o Serviço Nacional de Florestas e Fauna Bravia (Serfor) do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Irrigação (Midagri) e o Ministério das Relações Exteriores do Peru.
“Este congresso é uma grande oportunidade para destacar ao mundo a importância das florestas peruanas, sua biodiversidade, sua significativa contribuição para a mitigação das mudanças climáticas e como chefe da bacia do rio Amazonas, a bacia hidrográfica mais importante do planeta”, afirmou Erasmo Otárola Acevedo, diretor executivo da Serfor.
O Peru conta com mais de 73 milhões de hectares de florestas amazônicas, secas, andinas e outros ecossistemas florestais cobrem quase 60% do território nacional.