Brazilian Furniture leva mobiliário brasileiro ao mundo em 2025

Brazilian Furniture leva mobiliário brasileiro ao mundo em 2025

A Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) celebram a renovação por mais um ciclo do Projeto Setorial Brazilian Furniture, firmado no último dia 20 de dezembro de 2024.

O projeto, voltado a ampliar a exportação de produtos e serviços, impulsionando a internacionalização de marcas de móveis, componentes e fornecedores do setor, reúne atualmente 175 empresas e segue em processo de expansão.

No biênio anterior (2023-2024), a iniciativa movimentou aproximadamente US$ 367 milhões em negócios fechados e prospectados, por meio de 4.118 rodadas com compradores estrangeiros, além de participações nas principais feiras do calendário mundial.

No período, as empresas participantes do projeto conquistaram um avanço de +8,2% em posicionamento internacional, superando a média nacional de +3,2% e distanciando-se da queda global de -3,73% estimada para o segmento. Veja mais resultados e a análise do cenário aqui.

A diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, reforça a importância do projeto no fortalecimento da missão da entidade de liderar, integrar, representar e desenvolver a cadeia produtiva de madeira e móveis brasileira.

“O Brazilian Furniture é um pilar essencial para incrementar a competitividade, incentivar a sustentabilidade e o design assinado, e difundir o alcance e a imagem de inovação do mobiliário brasileiro, permitindo que nossos fabricantes de móveis, componentes e fornecedores do setor conquistem cada vez mais espaço no mercado global”, explica.

Já a gestora do projeto na ApexBrasil, Clarissa Franco, destaca que “por meio da sinergia de ações, da inteligência de mercado e da participação nos maiores eventos do setor, estamos abrindo portas para oportunidades concretas de negócios, fortalecendo a reputação da indústria e do design brasileiro”.

O novo ciclo (2025-2026) prevê um rico e estratégico calendário de ações, incluindo a participação em feiras, missões comerciais e demais iniciativas como de inteligência setorial, sustentabilidade e design integrado à indústria, tanto no Brasil quanto em países da Europa, das Américas, Ásia e Oriente Médio, de forma a fortalecer ainda mais o setor em mercados-alvo já consolidados e demais economias em ascensão.

“A perspectiva é que, ao longo deste período, o Brazilian Furniture siga impulsionando o crescimento das exportações e a consolidação da marca Brasil no exterior”, finaliza Cândida, diretora-executiva da Abimóvel.

Confira abaixo o cronograma do Brazilian Furniture em 2025 e 2026:

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.