A Valmet apresentou uma nova solução para convertedores de tissue. O novo Warm-up Next é o primeiro sistema do mundo a utilizar aquecimento por indução eletromagnética na gofragem, eliminando a necessidade de fontes tradicionais de aquecimento tradicional à base de óleo ou água.
Essa tecnologia proporciona até 50% mais espessura, maior maciez, menor consumo de papel e até 60% de economia de energia, garantindo também maior segurança operacional — tudo isso sem utilizar uma única gota de água. O processo Warm-up Next amplia esses benefícios ao introduzir recursos de pré-gofragem, otimizando o acabamento dos produtos e oferecendo diversas possibilidades de configuração para produtos higiênicos e toalhas de cozinha.
O Warm-up Next incorpora uma estação de pré-gofragem de aço-borracha, que pode ser simples ou dupla, e se integra facilmente a unidades de gofragem já existentes. Quando instalada com apenas uma estação, não requer modificações significativas no layout das linhas de conversão de tissue. Além disso, o sistema oferece flexibilidade no gerenciamento de pré-gofragem a quente, permitindo que fabricantes explorem diferentes configurações para produtos acabados, sempre mantendo os mais altos padrões de qualidade, resistência e desempenho.
O processo Warm-up Next muda a gofragem a quente ao eliminar completamente o uso de água, removendo as etapas de umedecimento e secagem do tissue.
“Essa inovação permite a gofragem a quente sem comprometer a qualidade do produto final, eliminando a necessidade de uma fonte de água e otimizando o processo produtivo”, destaca o gerente comercial da Valmet, Daniel Schroeder.
Além disso, a solução se integra facilmente às linhas de conversão existentes. A instalação da estação de pré-gofragem não altera a funcionalidade da máquina, não exige modificações nos ativos atuais e não adiciona complexidade operacional ou novas demandas de manutenção.
Confira alguns diferencias desse processo:
- Melhor desempenho do produto: o aquecimento por indução otimiza a gofragem, aumentando a espessura do papel em até 50%, reduzindo o uso de mais papel e melhorando a maciez sem comprometer a resistência;
- Menor investimento de capital (Capex-friendly): o sistema Warm-up Next pode ser instalado em unidades existentes sem necessidade de modificações dispendiosas nos rolos ou na máquina;
- Fácil retrofit: instalação rápida e direta, sem longos períodos de inatividade ou mudanças estruturais complexas.
Continuidade operacional: o sistema não altera a operação da máquina nem exige novas habilidades de manutenção para os operadores; - Eficiência energética: o aquecimento por indução concentra o calor apenas nas extremidades dos rolos, reduzindo o consumo de energia em até 60% em comparação aos sistemas tradicionais.
- Mais segurança: a ausência de fluidos quentes, como óleo ou água pressurizada, elimina riscos de vazamentos ou superaquecimento, garantindo um ambiente de trabalho mais seguro.
O Warm-up Next oferece aos fabricantes uma solução eficiente para otimizar a produção e aumentar a competitividade no mercado.