A TMO Forest apresenta ao mercado o Autocarregável Tracionado 8×8. O equipamento lançado durante a Expoforest 2023 oferece dinamismo e robustez ao setor florestal, sendo o primeiro a oferecer tração nas quatro rodas e sistema mecânico de cardan. O projeto foi desenvolvido por três anos para entregar o implemento superior a qualquer outro dentro do segmento.
A empresa conta com mais de 60 anos no mercado e é referência nacional na fabricação de equipamentos para corte, processamento, carregamento, movimentação e transporte de madeira. Para a TMO a qualidade começa com os componentes e por isso investe no
desenvolvimento das peças que integram os maquinários florestais, garantindo robustez e durabilidade aos clientes.
O autocarregável ainda conta com joystick eletrônico e chapas reforçadas para suportar operações agressivas, mesmo em terrenos desafiadores como declives, barrancos e lamaçais.
Isso impacta diretamente em menor inatividade aos equipamentos, em especial pela diminuição da necessidade de reparos e manutenção. A eficiência gerada devido a tração nas oito rodas também permite redução de tempo de coleta e transporte da madeira, fundamental para a produtividade no setor.
“Em geral, a escolha de uma autocarregável com tração nas 8 rodas como o 8×8 da TMO é recomendada se as necessidades da operação florestal envolvem o transporte de grandes volumes de madeira, em médias e longas distâncias e em terrenos desafiadores”, explica Eduardo Henrique Pietrowski, Engenheiro de Controle e Automação da TMO.
O Autocarregável Tracionado 8×8 é mais uma prova da preocupação da TMO em oferecer soluções que promovam maior produtividade e segurança no mercado florestal. Com as operações florestais cada vez mais exigindo robustez dos equipamentos, a eficiência operacional é fundamental para otimizar esses processos.
“O custo, tanto na aquisição do equipamento, quanto no valor efetivo de madeira transportada, também são fatores primordiais para se considerar na hora da escolha de qual equipamento usar na operação florestal”, complementa Pietrowski.
Também são exigidos cada vez mais pelo setor florestal a sustentabilidade, com equipamentos que promovam práticas responsáveis para a colheita e transporte, bem como a segurança no trabalho dos operadores envolvidos. Por isso, é importante que esses implementos ofereçam confiabilidade e durabilidade.
“A TMO aborda as demandas do mercado florestal investindo em tecnologia avançada e pesquisa para desenvolver equipamentos eficientes e ecologicamente corretos. Além disso, oferece treinamento, suporte técnico e opções de personalização para atender às necessidades específicas de seus clientes, com foco na sustentabilidade e na minimização do tempo de inatividade por meio da manutenção preventiva”, finaliza Pietrowski.