Acompanhando de perto as evoluções e necessidades do mercado, a Envu passa a oferecer mais flexibilidade e possibilitar a aplicação de Fordor Flex com drones, tecnologia que vem ganhando um espaço importante nas atividades da silvicultura. A novidade é um dos destaques trazidos pela empresa para a Expoforest 2023, evento que também está possibilitando interações do público com especialistas, para que possam conhecer melhor o desempenho do portfólio da Envu e trocar conhecimentos sobre o controle de gramíneas em florestas plantadas.
O Fordor Flex é um herbicida pré-emergente, que chegou ao mercado recentemente como um avanço na versão anterior do Fordor, apresentando eficácia também no controle de gramíneas recém-emergidas. Agora, com a possibilidade do uso de drone indicada em bula, o produto tornou-se uma opção mais segura, econômica e eficaz. De acordo com Fabricio Sebok, gerente de desenvolvimento de produtos florestais e de usos não-agrícolas para a América Latina da Envu, as caldas que antes demandavam cerca de 200 litros de água por hectare podem ser preparadas com apenas 20 a 40 litros na nova versão. “O uso do drone traz mais flexibilidade no manejo. Com o equipamento, o silvicultor tem a chance de realizar a aplicação do Fordor Flex com dosagem adequada ao solo e ao banco de sementes de cada produtor, reduzindo acidentes e maximizando os resultados”, explica.
Outro grande diferencial do Fordor Flex é o efeito recarga. Segundo Sebok, por mais que a aplicação seja realizada em um momento de baixa pluviosidade, o produto permanece no solo. Passando o período de seca, a chuva reativa a ação do herbicida, possibilitando um manejo preventivo.
Essa evolução do Fordor é um exemplo que ilustra o quanto a Envu trabalha de maneira dedicada e em sintonia com as necessidades do setor. No processo de desenvolvimento desta nova opção para uso com drones, foram realizados diversos estudos para compreender a altura e faixa de aplicação adequada, de modo que o produto chegasse ao solo com máxima qualidade. “Isso prova que a inovação e a proximidade com o mercado está em tudo que a Envu realiza e não é porque um produto já foi lançado que vamos deixar de trabalhar naquilo que pode ser melhorado”, destaca.