Klabin conquista certificação PEFC em manejo florestal em Santa Catarina

Klabin conquista certificação PEFC em manejo florestal em Santa Catarina

A Klabin obteve mais uma certificação nas suas áreas de manejo florestal em Santa Catarina. Após passar por auditorias de certificação de monitoramento, o escopo florestal foi avaliado e recebeu o PEFC (sigla de Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, em português Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal), considerado o maior sistema mundial de certificação florestal (PEFC/28-22-15).

A Klabin e as suas Sociedades de Propósito Específico (SPE) Aroeira, Guaricana, Pinheiro e Manacá – Grupo Aroeira (PEFC/28-22-16) conquistaram o selo após o processo de auditoria, quando foi necessária a retirada de amostragens em campo e documental por um grupo de profissionais multidisciplinares.

A nova certificação abrange toda a cadeia de abastecimento e garante a rastreabilidade da matéria-prima, portanto valida o compromisso da Companhia com a gestão florestal responsável e sustentável, bem como a conservação do meio ambiente e dos valores sociais e éticos. O PEFC é uma aliança global que reconhece sistemas nacionais de certificação, alinhados com as melhores práticas de proteção florestal.

“Essa certificação é uma garantia dos padrões de sustentabilidade da madeira produzida pela Klabin. Em alguns países, é um documento exigido comercialmente e, dessa forma, impacta diretamente nas possibilidades de exportações da empresa, além de ser mais uma chancela de nossas boas práticas”, conta Mireli Moura Pitz Floriani, coordenadora de Responsabilidade Ambiental da Klabin.

As parcerias em SPEs, junto a Klabin, representam um modelo empresarial pelo qual se constitui uma nova entidade com um objetivo específico, cuja atividade é restrita podendo ter prazo de existência determinado. Quando a Companhia adotou este modelo em Santa Catarina, a certificação florestal tornou-se um requisito essencial, considerando que a empresa utiliza a madeira produzida por essas SPEs.

“Nós só trabalhamos e comercializamos produtos fabricados com matéria-prima certificada e outras fontes controladas, portanto, certificações ambientais como essa confirmam que nossas fontes de matéria-prima são economicamente viáveis, socialmente justas e ambientalmente corretas”, complementa.

A certificação PEFC considera os padrões brasileiros para manejo florestal desenvolvidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Com o selo em Santa Catarina, a Klabin aumenta ainda mais sua credibilidade com clientes, que exigem a comprovação da origem dos produtos florestais com esta certificação. Os demais estados onde há unidades de manejo florestal da empresa já contam com a PEFC.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.