Manutenção preventiva é aliada na redução de custos na gestão de máquinas pesadas

Manutenção preventiva é aliada na redução de custos na gestão de máquinas pesadas

Um dos principais recursos para a boa gestão de máquinas pesadas é a manutenção preventiva. Equipamentos de alta potência e robustez para o uso em setores como construção civil, mineração, florestal e saneamento necessitam estar em boas condições de funcionamento para operarem com alta performance.

Dentro desses segmentos, a locação de máquinas e equipamentos pesados tem ganhado espaço e alguns dos principais atrativos são a disponibilidade automática, a redução de custos e a garantia de manutenção adequada.

O Grupo Satel foi fundado em 1976 e se consolidou na locação de equipamentos para terraplenagem. A companhia desde 2018 também tem buscado ingressar em outros segmentos de atuação como o setor de mineração e florestal ao oferecer para o mercado locação de equipamentos para garantir menor custo-benefício e maior eficiência nas operações.

Todos os maquinários da Satel passam por averiguações antes das locações. Com inúmeros testes no pátio, revisões e avaliações técnicas feitas por profissionais qualificados, garantimos que as entregas atendam as expectativas de nossos clientes quando chegam no local da operação.

Isso auxilia na melhor adaptação do maquinário ao contexto da atividade a ser desenvolvida, considerando fatores como as condições do local, as particularidades do segmento, a segurança do operador, da comunidade local e da natureza. Bem como na redução da incidência de paradas inesperadas, quedas de produtividade ou qualquer outra situação que possa afetar o andamento das atividades.

Um exemplo de manutenção preventiva em máquinas pesadas é o cuidado com os pneus. A conferência regular da pressão, da profundidade da banda de rodagem nas bordas, a checagem de objetos presos nas extremidades do equipamento e a presença de cortes ou bolhas é fundamental para aumentar a vida útil e evitar falhas ou acidentes durante a operação.

A manutenção preventiva pode ser feita com base em três eixos principais:

  • manutenção preventiva baseada no tempo: é feita a partir do planejamento temporal, ou seja, a máquina sofrerá manutenção a cada 6 meses, por exemplo;
  • manutenção preventiva baseada no uso: a manutenção será feita quando o equipamento produzir uma certa quantidade de produtos ou serviços;
  • manutenção preventiva mista: ocorre tanto baseada no tempo quanto no uso, o que acontecer primeiro.

Além de reduzir o risco de acidentes, a manutenção preventiva ainda promove maior redução de custos nas operações. Seja pela maior durabilidade e vida útil do maquinário ou pelo menor tempo com equipamento e trabalho parado, equipamentos com manutenção em dia permitem segurança de ponta a ponta no dia a dia de atividades como a construção civil, a mineração, a florestal e o saneamento.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.