Veracel divulga Relatório de Sustentabilidade 2024

Veracel divulga Relatório de Sustentabilidade 2024

A Veracel divulgou Relatório de Sustentabilidade. O material reúne as principais conquistas da empresa ao longo de 2024 com relação à agenda ambiental, social e de governança (ASG), bem como os resultados alcançados pela companhia.

Entre os destaques do último ano, a empresa registrou um aumento de 10% de sua produtividade florestal em comparação com 2023.

Este resultado se deve em razão de diversas iniciativas planejadas para otimizar as operações da Veracel, como o aumento do aproveitamento de mudas no viveiro, a implementação de novas tecnologias e a inauguração de um viveiro de pesquisa exclusivo para avanços em melhoramento genético das plantações de eucalipto da companhia.

Também como fruto deste trabalho, a Veracel registrou a maior expansão de base florestal da sua história – 3,8 mil hectares – o dobro da área expandida no ano anterior, além de uma produção de 21 milhões de toneladas de celulose fabricadas desde o início de sua operação fabril, em 2005.

As operações da companhia estão distribuídas entre 11 municípios, com uma área certificada de 203,7 mil hectares, sendo 90,6 mil hectares de área produtiva e 25,4 mil hectares em que os parceiros florestais da Veracel atuam, com um hectare de mata nativa mantido pela empresa para cada hectare de eucalipto plantado. Todos os procedimentos da companhia são amparados por certificações internacionais.

“Reafirmamos, de forma cada vez mais consistente, nosso compromisso com uma atuação sustentável, pautada pelas melhores práticas de gestão, pela preservação ambiental e pela construção de relações sólidas e duradouras com as comunidades do entorno”, destaca Caio Zanardo, diretor-presidente da Veracel.

Na área ambiental um dos grandes destaques foi a condução de um estudo e parceria com a Universidade Federal do Sul da Bahia que mapeias as origens de amostras de resíduos plásticos encontrados nas praias do entorno do Terminal Marítimo de Belmonte (TMB), por onde a companhia realiza o transporte marítimo de sua celulose.

A iniciativa apoia estudos sobre a incidência de lixos nas praias da Bahia, além de ser uma forma de entender como os impactos climáticos podem impactar as correntes marítimas pela forma com que carregam estes itens às praias. Como parte desse projeto, a companhia retirou 140kg de lixo plástico em praias do Extremo Sul baiano, que foram devidamente catalogados e direcionados para a reciclagem.

A empresa ainda reciclou mais de 50 mil toneladas de resíduos industriais em 2024. Vale destacar que, nos últimos 12 anos, a Veracel aumentou em quase 30% o índice de reciclagem de seus resíduos.

Outro destaque importante foi a restauração de 411,06 hectares de floresta nativa no Sul da Bahia durante o ano de 2024 por meio do Programa Mata Atlântica (PMA) da Veracel, uma iniciativa que desde 1994 tem, como meta, a restauração anual de 400 hectares e já contribuiu com o plantio de mata nativa em mais de oito mil hectares desde o seu início.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.

Continue navegando no universo florestal!