Uso sustentável da madeira nativa estará em foco na Espírito Madeira 2024

Uso sustentável da madeira nativa estará em foco na Espírito Madeira 2024

A VP Madeiras, maior fornecedora de madeira nativa proveniente de manejo florestal sustentável no Espírito Santo, estará presente na Feira Espírito Madeira – Design de Origem 2024, de 07 a 09 de novembro, no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante (ES). A empresa, com atuação nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo, além do Espírito Santo, é especializada na representação de grandes madeireiras do Brasil, oferecendo madeira rastreada e certificada por selos como FSC e Selo Verde, garantindo a sustentabilidade dos seus produtos.

Durante a edição anterior da Feira, Vanderson Paris, CEO da VP Madeiras, notou a ausência de madeira nativa entre os expositores, o que impulsionou sua atuação para estreitar laços entre a organização do evento e as maiores madeireiras do Brasil, em especial do Norte do país. “A partir de então começamos um diálogo, uma amizade, uma relação profunda entre mim e Paula e Nicola (os idealizadores). E ao longo deste último ano, me coloquei à disposição para ser a ponte entre a Feira e as madeireiras do Norte do Brasil”, comenta Paris, ressaltando que essa articulação foi essencial para garantir a presença dessas empresas no evento de 2024.

Um dos maiores destaques trazidos pela VP Madeiras é o fortalecimento da presença do Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), que irá mostrar ao público da Espírito Madeira a importância do uso de madeira com rastreabilidade e legitimidade. A proposta central é demonstrar que a madeira nativa, quando proveniente de áreas legalmente manejadas, pode ser um produto de alta qualidade, democrático e essencial para a preservação ambiental, sem deixar de lado o desenvolvimento econômico.

Paris acredita que a Feira tem papel fundamental na promoção de soluções sustentáveis no mercado madeireiro. “O evento é de demasiada relevância para toda a cadeia econômica, permitindo entender que, além de termos um produto de alto padrão, é possível fazer algo concomitante à manutenção do meio ambiente”, reforça o CEO. Para ele, a Espírito Madeira transcende uma simples exibição comercial, sendo um importante fórum de debate sobre sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

A participação da VP Madeiras reflete a expansão do uso de madeiras nativas legalmente manejadas, que respeitam o meio ambiente e contribuem para a manutenção do CO2 na atmosfera. Com a participação da empresa e dos seus parceiros, a Espírito Madeira 2024 se consolida como uma plataforma de inovação e sustentabilidade no setor florestal, promovendo o uso consciente da madeira nativa e ampliando o debate sobre as práticas de manejo sustentável, essenciais para o futuro do setor.

A Espírito Madeira

Com o objetivo de conectar toda a cadeia produtiva da madeira em um único evento – da área florestal até o alto design – empresários do setor idealizaram a Espírito Madeira, o mais completo evento do setor produtivo de madeira do Brasil, que teve sua primeira edição em 2023. Organizada pelo Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, a Feira tem o apoio de grandes instituições e reúne palestras, paineis e workshops para diferentes públicos, ministrados por profissionais altamente qualificados, além da feira expositora, com 60 expositores já confirmados.

O sucesso de público e volume de negócios, na primeira edição, reforçou a importância de um evento setorizado na região que é bastante conhecida por seu potencial turístico e de grande valor para o agronegócio nacional. É uma oportunidade tanto para empresários como para consumidores finais, para que conheçam as tendências do mercado, as novidades em produtos, serviços e legislações.

Além das oportunidades de negócios e discussões estratégicas, a programação da Espírito Madeira 2024 traz 30 madeireiras da região Amazônica, através do Cipem, o Espaço Maker, as Olimpíadas da Madeira, com disputas de machado e serrote; o Dia de Campo Penzasaur, em Pindobas, onde os visitantes terão a chance de vivenciar uma experiência prática na floresta, no contraturno da Feira; o espaço “Espírito Arquitetura”, com curadoria de Paulete Almeida e participação do Café Camocim; o espaço “Faça Você Mesmo”, com oficina de casaca; além de exposição de ferramentas antigas e shows musicais. O evento também vai destacar inovações sustentáveis na construção, florestas nativas plantadas, construções modulares, que utilizam madeira integrada com aço, vidro ou pedras ornamentais, e design de ponta.

No ano passado, a edição de estreia impactou mais de 10 mil pessoas, movimentando mais de R$ 26 milhões em negócios, evidenciando o papel vital da Espírito Madeira na promoção e impulsionamento da indústria da madeira no cenário nacional. Além disso, com 40 palestrantes e mais de 51 horas de programação.

*Presenças confirmadas: Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes)/Governo do Estado do Espírito Santo, Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (Amade), de Pomerode (SC), Associação Capixaba de Tecnologia (Act!On), BMV, Centro de Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), Departamento de Ciências Florestais e da Madeira da Ufes, Sistema Faes/Senar/Sindicatos, Heringer, Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Câmara Setorial da Indústria Moveleira da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes/Sesi/Senai), Fuste Woodtech (Consultoria Marcenaria Madeira), HFort, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Jowat Adesivos, Maciel Soluções Empresariais, Maretto Produtos e Serviços Florestais, Minusa Forest, Nicola Marcenaria & Design, Paulete Almeida Arquitetura, PenzSaur, Placas do Brasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional da Indústria (Senai), Sindi Rochas, Sindicato das Indústrias de Madeira e do Mobiliário de Linhares e Região Norte (Sindimol), SindMadeira, Sindicato da Indústria Moveleira de Colatina (SindMóveis), Torabras, Teak Resources Company (TRC), Vantec, Prefeitura Municipal de Venda Nova do Imigrante.
Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.