A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou a entrega da obra de reforma de adequação do Viveiro Florestal e Laboratório de Biotecnologia Florestal, ligados à Faculdade de Engenharia Florestal (Fenf).
O complexo, considerado um laboratório multiusuário, será utilizado para atividades de ensino, pesquisa e extensão e faz parte de uma série de empreendimentos retomados e com conclusão prevista para este ano.
“Temos a felicidade de entregar alguns laboratórios este ano, de forma que a UFMT possa continuar cumprindo sua missão de ensino, pesquisa e extensão. Agora vamos continuar buscando recursos externos para melhor equipar este espaço e também utilizá-lo para que a Fenf consiga a aprovação de seu doutorado”, completou o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva.
O espaço teve sua primeira licitação ainda em 2008, foi entregue de forma incompleta, desistência de empresas e outros percalços, mas trata-se de uma conquista para Fenf, conforme fala do diretor da unidade, professor Antônio Tsukamoto.
“Para nós é uma felicidade muito grande pois será oportunizado para nossos alunos e pesquisadores realizarem seus estudos aqui. Também poderemos fazer parcerias com outras universidades. E, com apoio de professores, técnicos e estudantes, vamos fazer deste espaço um centro produtivo para a pesquisa, extensão e graduação”, afirmou.
No mesmo sentido, os coordenadores do Viveiro, professores Paulo Cesar Flores Jr. e professora Luciana Coelho de Moura, salientam a importância do viveiro para o desenvolvimento da unidade.
“A melhoria da infraestrutura do viveiro vai ser fundamental para a gente melhorar a parte de pesquisa, educação e ensino dos nossos alunos e também vai ter um papel estratégico para pesquisa de restauração e produtividade de florestas”, apontou Paulo Cesar.
*com informações da UFMT