Os acidentes de trabalho são um dos principais motivos de preocupação no setor florestal e a TYRI tem buscado investimentos em tecnologia e inovação para oferecer maior qualidade e segurança nas operações florestais.
Dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), somente na Região Sul do Brasil foram registradas mais de 1,2 mil ocorrências dentro desse segmento em 2021 – representando 60% dos registros de todo Brasil.
Entre as soluções inovadoras oferecidas pela TYRI ao mercado florestal está o Sistema INTELLilight, que permite ao usuário controlar de forma individual ou em grupo a luz do maquinário por meio de um aplicativo móvel.
Fabiano Lima, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da TYRI no Brasil, concedeu entrevista exclusiva à Forest News e comentou sobre o momento vivido pela empresa e como a companhia irá seguir buscando a inovação e excelência dentro do mercado florestal.
Forest News: A TYRI é uma empresa com mais de 40 anos de experiência, líder de mercado, que já conquistou a confiança do segmento florestal. Quais diferenciais trouxeram a empresa até aqui e que fatores foram determinantes para a consolidação da marca?
Fabiano Lima: Atuamos diretamente vinculados a alta tecnologia, isso nos diferencia no mercado. Esta atuação especifica quando “experimentada” pelos nossos clientes cria uma relação de confiança e geração de valor em um item que até então é visto como uma peça qualquer, a TYRI está mudando o conceito de iluminação – de um simples complemento de aspecto visual para um agregador de designe, tecnologia, ampliando as condições mínimas de trabalho a níveis não antes conseguidas.
FN: Um dos objetivos dos sistemas de iluminação da TYRI é melhorar as condições e a segurança das operações. A empresa já realizou algum levantamento ou recebeu algum feedback de quanto esses equipamentos podem maximizar o sucesso das operações?
FL: Sim, desde nossa planta em Gotemburgo na Suécia, temos ações constantes junto aos clientes finais, os verdadeiros usuários dos sistemas que desenvolvemos, sem desviar de nossos clientes principais que são as montadoras, aplicamos nossas novas tecnologias e colhemos inúmeros pontos positivos que logo são incorporados pelas montadoras.
Um dos casos de sucesso está vinculado a uma madeireira em que a utilização de sistemas inteligentes reduziram as paradas por afastamento dos operadores – principalmente referente a estafa vinculada a exposição à pouca ou intensa iluminação de trabalho que é uma constante nos mercados que atuamos, a baixa iluminação provoca o cansaço visual prematuro pois o operador se esforça para visualizar a atividade, do outro lado o excesso de iluminação, que é o que normalmente se busca com o primeiro problema acaba trazendo também um dano de estres pelo excesso de iluminação. Buscamos com estas experiencias a perfeita condição, quantidade exata de iluminação para a operação, nem mais nem menos.
FN: Em 2022, o INTELLilight foi premiado com o Red Dot Award. Qual foi o impacto dessa premiação nos negócios da empresa?
FL: Como temos nosso foco voltado a tecnologia, uma premiação deste nível nos mostra que estamos no caminho certo, é o reconhecimento pelo bom trabalho. Nossa concepção de produtos sempre se baseou em inovação constante, e esta exposição abre portas para criarmos soluções junto a empresas que também buscam esta diferenciação em seus produtos no mercado. Atualmente novos projetos, com o Intelillights e até novas demandas com a variação do Intelillights já estão sendo trabalhados pelos nossos engenheiros, a aceitação e o interesse de nossos clientes levará a inúmeros novas soluções ao mercado.
FN: De que forma a TYRI vem acompanhando as tendências e novidades do mercado de equipamentos florestais e como isso contribui para o desenvolvimento de produtos que se encaixem para esse setor?
FL: Nossa experiencia vem de estarmos a anos trabalhando juntos com nossos clientes no norte da Europa, onde o mercado florestal é muito ativo e grande parte dos fabricantes desenvolvem suas máquinas e identificam novas soluções. Acreditamos que estamos no local certo quanto a tendencias tecnológicas. Participamos também ativamente de outros mercados gigantescos como o mercado canadense e norte americano. O mercado Brasileiro, anos após anos vem agregando não apenas com números crecentes consecutivos, mas com um enfoque tecnológico, o que quero dizer é que a cada dia as engenharias locais aportam mais e mais tecnologia para suas matrizes na Europa e USA, a expertise brasileira já é reconhecida nas operações florestais. Uma pena que o momento industrial brasileiro limita a fabricação de máquinas completas no Brasil.
FN: Além de soluções para o mercado florestal, a TYRI busca ser inserida e ganhar reconhecimento de outras áreas? Se sim, quais são elas e que impacto isso tem para o negócio?
FL: A similaridade de demandas, isto é características de trabalho nos mercados de Construção e Mineração e as exigências sobre os equipamentos amplia a aplicação da tecnologia TYRI. Sistemas de iluminação montados em máquinas de mineração a centenas de metros abaixo da superfície, onde a luz natural não participa em nenhum momento do dia implica em uma responsabilidade muito grande, pois o objetivo é transformar o entorno da máquina em um ambiente com iluminação suficiente para que operador nem perceba que está naquela condição de total falta de iluminação, somado a isso o ambiente que é extremamente agressivos, demandam componentes de alta qualidade pois recebem desde a incidência de muita umidade choques externos por pedras, e cada minuto sem iluminação acaba inviabilizando toda a operação que utiliza normalmente um único caminho de locomoção de todas as máquinas. Outro mercado que estamos evoluindo muito é o mercado agrícola, neste a aplicação de muita umidade vinculada com elementos químicos, acabam reduzindo em muito a vida útil de peças das máquinas o que implicam em mais custos para o produtor rural. Os faróis TYRI desta aplicação são severamente testados e aprovados pelas principais marcas do mercado, que os usam na Europa, Usa e Brasil.
Não podemos deixar de comentar a respeito do mercado de Movimentação de mercadorias, as famosas Empilhadeiras, que ao redor do mundo utulizam os produtos TYRI em todas os seguimentos, das menores, autônomas, sem operadores até as maiores que transportam cargas de grande dimensões como containers, estamos presentes nas principais marcas do seguimento.
Por ultimo podemos citar o mercado Off Road automotivo, recentemente fomos aprovados pela Stellantis – maior plataforma de fabricantes de veículos do mundo, para sermos seu fornecedor de faróis de trabalho para as marcas Jeep, ícone de robustez e qualidade superior em todos os seguimentos que atua.
FN: Quais são os planos para o futuro da TYRI? O mercado pode esperar novos lançamentos e inovações?
FL: Nossa atividade está sempre vinculada a nossos clientes, conhecemos o mercado e em muitos momentos nossos engenheiros identificam soluções inovadoras, mas normalmente caminhamos em conjunto com nossos clientes, a cada nova ideia, demanda ou necessidade que surja nos mercados, e que nossos clientes estejam dispostos a criar soluções a TYRI estará sempre pronta a investir em tecnologias inovadoras e que tragam os benefícios a todos na cadeia que participamos, montadoras, fornecedores, clientes, operadores.
FN: E quais são as expectativas da empresa para o futuro do mercado florestal? Como a TYRI se encaixa nesse cenário?
FL: Temos vários projetos em marcha. O modelo Intellilight nos abriu novas oportunidades em clientes que tínhamos baixa participação, ao longo dos próximos anos aportaremos muita tecnologia e qualidade. No Brasil estamos prontos dar todo o suporte as marcas que atuamos desde as linhas de produção e também oferecemos os serviços de adequação, retrofiting que é a mudança de tecnologia, temos muitas maquinas com iluminação halógena ainda (com lâmpadas) e também com a aplicação da quantidade de iluminação necessária para cada tipo máquina, terreno e clima.
FN: Vocês trabalham com projetos personalizados para a indústria. A partir de uma troca com o cliente onde se indicam os principais obstáculos a serem minimizados pela iluminação e montamos um projeto ideal. Como esse trabalho potencializa resultados para a empresa e parceiros?
FL: Recentemente entregamos um projeto onde a demanda era por iluminação em uma condição de extrema neblina, o que possibilitou horas a mais de operação mesmo com forte condição climática. Outro projeto que desenvolvemos localmente foi para criar condições de iluminação a veículos não tripulados e tele operados que utilizam câmeras para sua movimentação e operação, esta condição não permite que os faróis originais tenham eficiência pois as câmeras são colocas ao redor do veículo e necessitam de intensidades especificas. Participamos de um projeto de suplementação de iluminação para culturas vegetais, onde faróis TYRI entregam a iluminação em cores e comprimentos de onda especificas importante para cada fase de crescimento da planta. Projeto fantástico que está revolucionando ainda mais a produção agrícola no Brasil. Onde haja necessidade de iluminação estaremos prontos a colocar um farol TYRI ou aptos a desenvolver uma nova tecnologia.