Durante os dias 28 e 30 de maio, o setor madeireiro do Mato Grosso esteve presente na Carrefour International du Bois 2024, realizada em Nantes, na França.
Durante os três dias de evento, profissionais, empresas do setor e autoridades internacionais estiveram reunidos para discutir inovações, sustentabilidade e novas tendências na utilização da madeira.
O setor madeireiro do Mato Grosso contou com representantes do do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad), além do presidente do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF), Frank Rogieri, o vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, a secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Sílvio Rangel e a deputada estadual Janaína Riva (MDB).
“A participação na feira foi muito importante porque conseguimos levar a imagem do setor de base florestal de Mato Grosso para o mundo, assim como, a relevância do projeto de manejo florestal sustentável. Sem o Sindusmad e o Cipem, o setor já não existiria mais. Isso dá credibilidade e mostra a seriedade das nossas instituições, o que é fundamental para o desenvolvimento do nosso setor”, explica o diretor e ex-presidente do Sindusmad Sigfrid Kirsch.
A Carrefour International du Bois reuniu cerca de 670 expositores de diversos países, além de arquitetos, engenheiros, construtores, distribuidores, fabricantes e todos os envolvidos na cadeia de valor da madeira.
“Saber quem são os produtores, de onde vêm, como funciona, conhecer o uso específico do nosso produto. E destaco, principalmente, conhecer o nosso cliente. Eu exporto há mais de trinta anos e tive, pela primeira vez, contato com os clientes que forneço na Europa. Isso foi um ponto muito positivo, conhecer pessoas novas e os nossos clientes pessoalmente. Além disso, o que trouxe de aprendizado é a questão de reflorestamento.. Eles estão explorando árvores de uma essência muito boa, como o carvalho, predominante em vários setores, como a construção civil e acabamento de imóveis e é uma madeira reflorestada”, finaliza o vice-presidente do Sindusmad, Moacir Luis Willinghöffer.