Nova Ambiental promove valor agregado na reutilização e reciclagem com equipamentos Bruno

Nova Ambiental promove valor agregado na reutilização e reciclagem com equipamentos Bruno

Fundada em 2002, a Nova Ambiental oferece ao mercado diversas soluções para o tratamento de resíduos industriais. Exemplos são as autoclaves para resíduos de saúde, incineração para químicos, blendagem para coprocessamento de líquidos e sólidos, despressurização de aerossóis e manufatura reversa de eletrônicos.

Para atingir esses índices de qualidade, a Nova Ambiental conta com o apoio fundamental da Bruno Segmentos Biomassa, Florestal e Reciclagem, que há mais de dez anos oferece equipamentos como trituradores, peneiras de precisão, extratores de metal e granuladores para os processos de coprocessamento e trituração de resíduos industriais e de saúde.

“Entre os equipamentos da Bruno temos um triturador para iniciar a blendagem dos resíduos para o coprocessamento, passando pela peneira de 50 mm da empresa para que o produto saia com no máximo 50 mm para nossos clientes. Após passar pela peneira tem um sistema de extrator de metal que é excelente para garantir a qualidade do material e por último tem o granulador para dar um ajuste fino para esse produto”, explica Marcos Adriano de Oliveira, responsável da área técnica de recebimento de produtos químicos e blendagem para coprocessamento da Nova Ambiental.

Dessa forma, a empresa consegue promover maior valor agregado para os clientes, por meio da reutilização e reciclagem de materiais que seriam descartados. Assim, além de fomentar a economia, a Nova Ambiental também abraça a sustentabilidade nos processos, com a promoção da destinação correta de materiais no meio ambiente.

Esse trabalho é desenvolvido com alta tecnologia para garantir o melhor aproveitamento desses materiais. Por exemplo, a manufatura reversa feita pela empresa em produtos eletrônicos utiliza maquinário que permite a separação dos fios, obtendo assim maior quantidade de cobre – metal com alto valor agregado no mercado.

Já a tecnologia de despressurização de aerossóis também é inovadora dentro do Brasil, pois possibilita o aproveitamento de 100% dos resíduos. O metal na parte da reciclagem, o gás é queimado em nosso incinerador e o líquido é tratado e utilizado nos processos de coprocessamento ou realizado o tratamento físico-químico.

“Eu acredito que essa questão da reutilização dos resíduos seja muito importante não apenas para diminuir o impacto ambiental, mas por possibilitar a reutilização e reciclagem. A partir dos tratamentos que temos em nossa planta nós conseguimos reduzir os impactos ambientais, por exemplo com o coprocessamento, que além de agregar valor ele pode ser utilizado como matriz energética para indústrias cimenteiras”, pontua Marcelo Abbud, gerente comercial do Sistema Nova Ambiental.

Com esses trabalhos, a Nova Ambiental auxilia no fomento do desenvolvimento sustentável dentro do país. Com a exigência cada vez maior do mercado com a procedência dos produtos e responsabilidade ambiental das indústrias, a empresa se coloca como uma parceria ao oferecer soluções de ponta a ponta nesse segmento.

“A evolução do mercado de resíduos no Brasil tem crescido bastante. Mesmo sendo muito atrasada em comparação com outros mercados, nós estamos correndo atrás do prejuízo e temos a evoluir bastante na valorização dos resíduos, agregando valor a um composto que era descartado, muitas vezes de forma incorreta”, finaliza Abbud.

Bruno e Forest na Estrada

Essa matéria faz parte do projeto Bruno e Forest na Estrada, promovido pela Bruno Industrial e com produção pela Forest Digital. Com visitas em sete estados do Brasil e no Uruguai, a equipe das empresas formadas por técnicos e jornalistas apresentou o mercado da biomassa, florestal e reciclagem nesses países por meio de companhias referências dentro desses segmentos.

 

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.