Celebrando a força criativa e produtiva que emana do Brasil, maior produtor de móveis da América Latina e sexto maior do mundo, o Prêmio Design da Movelaria Nacional chega para destacar a excelência dos designers e indústrias moveleiras de norte a sul do país, projetando-os no cenário global e apresentando ao mercado novas soluções para o futuro do viver.
Para o prêmio, serão avaliadas criações em seis categorias: Mobiliário Autoral, Mobiliário Marcenaria, Mobiliário Seriado, Mobiliário Emergencial, Resiliência Produtiva e Novos Designers e Estudantes.
As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro de 2025 pelo site: mkt.abimovel.com/premiodesign. A ação é organizada pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com correalização da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
Ao colocar a brasilidade no centro, o Prêmio Design da Movelaria Nacional reconhece o talento, a originalidade, gestão sustentável e potencial inovador dos profissionais e marcas nacionais, levando criações vencedoras para serem expostas em alguns dos maiores eventos mundiais do setor, como o Salão Internacional do Móvel de Milão (iSaloni), na Itália.
A iniciativa, que busca incentivar e elevar a inovação no setor do mobiliário no Brasil, respondendo e se colocando na vanguarda das demandas globais em ascensão, convida designers, arquitetos, estudantes e indústrias de móveis de todos os portes a inscreverem seus projetos. A premiação abrange seis categorias que refletem a diversidade e a complexidade da produção moveleira no país:
- Mobiliário Autoral: destaca peças de mobiliário ou objetos de decoração autorais com assinatura pessoal de designers e arquitetos, que possam ser reproduzidos tanto em série quanto na marcenaria;
- Mobiliário Marcenaria: focada em criações passíveis de serem reproduzidas na marcenaria devido ao nível de personalização e customização das peças;
- Mobiliário Seriado: que premia peças passíveis de serem reproduzidas pela indústria moveleira nacional sob critérios de produção em série e escalável;
- Mobiliário Emergencial: voltada para produtos que atendam a situações de crise, como soluções inovadoras, de ágil e efetiva implementação em meio a desafios econômicos ou ambientais;
- Resiliência Produtiva: que reconhece cases empresariais de inovação e adaptação de fábricas que responderam dinamicamente às mudanças forçadas por desafios de ordem climática ou econômica;
- Novos Designers e Estudantes: categoria voltada para projetos inovadores desenvolvidos por estudantes ou recém-formados há até quatro anos.
Os interessados podem inscrever projetos em mais de uma categoria.
Valorizando a diversidade da movelaria nacional, o prêmio estimula talentos e empresas a desenvolverem soluções em mobiliário e itens de decoração que integrem design, inovação, ergonomia física e sensorial, além de viabilidade econômica e ambiental com foco no bem-estar e em demandas emergentes.
“Essa abordagem visa destacar o design como um agente de transformação, capaz de criar soluções que tanto atendam às necessidades funcionais como promovam o bem-estar e a sustentabilidade frente às aceleradas mudanças que estamos vivenciando no mundo. A premiação é uma vitrine para o pensamento avançado no design de mobiliário, incentivando uma nova geração de produtos e reforçando o papel da indústria de móveis na evolução do ‘viver’, o que traz benefícios para os consumidores e amplia a competitividade das marcas no mercado”, explica o presidente da Abimóvel, Irineu Munhoz.
A competição se desdobra em diferentes etapas. A primeira avalia os projetos enviados de maneira virtual, selecionando os melhores para a próxima fase; enquanto a segunda se concentra na avaliação de protótipos e vídeos para a escolha dos vencedores.
Além de troféus, certificados e o reconhecimento internacional obtido a partir da autoridade das entidades realizadoras do prêmio, contemplando os três primeiros lugares de cada categoria, os grandes vencedores (primeiros lugares das categorias determinadas — veja detalhes no edital do prêmio) serão expostos no iSaloni 2026, durante a Semana de Design de Milão (Itália), e em outros eventos de relevância no calendário moveleiro nacional e internacional.
Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, ressalta que os projetos vencedores têm a oportunidade de não só serem destacados em grandes vitrines, mas também de influenciar melhores práticas e se posicionarem como referências no mercado mundial.
“Estamos consolidando o Brasil na vanguarda do design no mundo. Queremos mostrar que nosso país não só entende as tendências globais, mas também está ajudando a moldá-las”, pontua.
Para o presidente do Sebrae, Décio Lima, o Prêmio Design da Movelaria Nacional é também uma plataforma estratégica para alavancar pequenos negócios e designers emergentes, proporcionando-lhes visibilidade e acesso a novos mercados.
“Isso é vital para a saúde e o crescimento do setor moveleiro, que se beneficia da inovação e da diversidade de ideias. Ao apoiar esses talentos, estamos cultivando a próxima geração de líderes em design e fortalecendo a indústria nacional como um todo, incluindo as micro e pequenas empresas, que constituem a maior parte do setor no Brasil”.
Inúmeros jurados de renome e convidados especiais formarão o corpo avaliador, com a comissão julgadora sendo composta por figuras que não só observam, mas que participam ativamente do desenvolvimento do setor de móveis e de interiores no Brasil, reforçando o rigor do processo de seleção e julgamento.
“Não se trata apenas de uma competição, estamos propondo um convite à reflexão e à ação. Ao participarem, os designers e indústrias não só competem por um troféu, mas contribuem para um movimento global de design responsável e antecipativo, desenhando hoje o mundo em que viveremos amanhã”, complementa a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri.
Podem participar do Prêmio Design da Movelaria Nacional: designers, arquitetos, estúdios de design, estudantes da área e fabricantes de móveis de todos os portes, de norte a sul do Brasil.
Inscreva-se até 10 de dezembro de 2024 para se beneficiar das condições atuais e assegurar o tempo necessário para alinhar seu projeto aos critérios de avaliação. O valor simbólico da inscrição será reajustado após esta data. Prazo final: 11 de fevereiro de 2025.
As inscrições devem ser feitas on-line, com envio de documentação, imagens e vídeos dos projetos, conforme as categorias escolhidas; reforçando que um mesmo participante pode inscrever projetos em mais de uma categoria. Mais informações podem ser solicitadas a partir do e-mail: [email protected].