Peças vencedoras do Prêmio Design da Movelaria Nacional serão expostas em Milão

Peças vencedoras do Prêmio Design da Movelaria Nacional serão expostas em Milão

Em um evento na última quarta-feira (13) de novembro, na Casa Mollde, em São Paulo (SP), a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) apresentou a curadoria e o júri oficial do Prêmio Design da Movelaria Nacional, composto por renomados especialistas da área.

A premiação, que reconhece o talento e amplia os horizontes da indústria e do design de móveis brasileiro – culminando na exposição de peças vencedoras em importantes eventos no Brasil e no exterior, como o Salão do Móvel de Milão 2026, na Itália –, é organizada pela entidade em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Indústrias).

O objetivo é promover a brasilidade, a inovação e a sustentabilidade no setor, reforçando seu papel não só na economia, mas também na qualidade de vida e na identidade cultural brasileira.

Durante o evento, a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, destacou o impacto da premiação.

“Essa iniciativa celebra a força criativa dos nossos profissionais e a capacidade produtiva de nossas fábricas, consolidando a importância da integração entre o design e a indústria para o incremento da competitividade do setor e da marca Brasil no mercado global, além de ser essencial para o desenvolvimento de soluções para um melhor viver. Queremos mostrar ao mundo que o Brasil tem uma cadeia forte e integrada, com muito a oferecer em termos de inovação sustentável, tecnologia industrial, recursos materiais e design autoral. Para isso, prestigiando e conectando não só marcas já reconhecidas como também talentos emergentes de todo o país”, afirmou.

Paulo Silva, coordenador de indústria e serviços da ApexBrasil, e Carlinhos Santos, gestor nacional de casa e construção no Sebrae, que também participaram do anúncio, enfatizaram que a premiação é uma oportunidade e um convite para unir toda a cadeia produtiva e criativa de norte a sul do Brasil, abrangendo desde a marcenaria artesanal até a grande indústria, bem como valorizando a diversidade material, cultural e o capital humano de cada região.

Os líderes também reforçaram a importância do alinhamento da iniciativa aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e aos princípios ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa).

Pontos essenciais para a promoção de práticas de bioeconomia, gestão ética e produção ecologicamente responsável, estando em sinergia com os planos de neoindustrialização no Brasil, movimento que tem nos critérios de “indústria verde” alguns dos pilares para o desenvolvimento econômico, industrial e socioambiental do país.

Os critérios de avaliação em cada categoria vão além da estética, englobando a ergonomia, a gestão sustentável dos materiais, a durabilidade, a eficiência produtiva, entre outros importantes pontos. O prêmio busca criar um ecossistema de valorização da biodiversidade e do capital humano do Brasil, destacando projetos que respeitam o uso de recursos locais e práticas sustentáveis.

O prêmio é aberto a indústrias de móveis de todos os portes, estúdios de design, escritórios de arquitetura, designers independentes e estudantes de design.

Podem participar produtos desenvolvidos em território nacional, por designers ou empresas brasileiras, e lançados em 2024 ou no início de 2025.

As inscrições estão abertas até 11 de fevereiro de 2025 pelo site: mkt.abimovel.com/premiodesign.

Após a curadoria inicial, os protótipos selecionados para a segunda etapa do prêmio serão expostos em uma mostra exclusiva do “Prêmio Design da Movelaria Nacional” no 12º Congresso Nacional Moveleiro, que ocorre em Curitiba (PR), nos dias 1 e 2 de outubro de 2025.

Os grandes vencedores serão anunciados no mês de outubro do ano que vem (data a confirmar) numa cerimônia oficial em São Paulo (SP).

Além do reconhecimento nacional, os vencedores das categorias profissionais terão a oportunidade de expor suas peças no iSaloni 2026, que ocorre paralelamente à Semana de Design de Milão, cidade italiana considerada a meca do design mundial. Tal oportunidade oferece visibilidade internacional e uma plataforma de conexão com profissionais e compradores de praticamente todos os mercados.

Os segundos e terceiros lugares, bem como os estudantes da área, também serão reconhecidos com troféu e certificado, atestando a qualidade, inovação e diferenciais de suas peças.

“Estamos certos de que esta será uma vitrine estratégica para que nossas marcas e profissionais se aproximem de grandes mercados e conquistem o destaque que merecem, abrindo portas em um cenário cada vez mais competitivo e ávido por novas soluções. Participar deste prêmio é mais do que uma oportunidade de reconhecimento – é um passaporte para que o design brasileiro conquiste ainda mais espaço, inspire mudanças e reforce seu papel no cenário global”, finalizou a diretora-executiva da Abimóvel.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.