O Governo Federal publicou no Diário Oficial da União na última sexta-feira (22) a criação da Comissão de Gestão de Florestas Públicas no Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
A Comissão terá função consultiva dentro do Ministério e irá auxiliar a propor e avaliar diretrizes para a administração das florestas públicas pelo Governo Federal.
Também será de competência da Comissão apresentar avaliações sobre o Plano Plurianual de Outorga Florestal da União e ser órgão consultivo do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).
Ao todo, 25 pessoas terão a responsabilidade de integrar a Comissão, dentre eles o diretor-geral do SFB – atualmente, Garo Batmanian, e outros sete representantes de ministérios diversos do Governo Federal.
O segmento florestal tem ganho atenção do Governo Federal nos últimos meses. No dia 21 de março, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou três ações do Plano Floresta+Sustentável que vão contribuir no desenvolvimento da cadeia produtiva de florestas plantadas.
As entregas visam a expansão da silvicultura de forma estratégica e responsável atendendo os Objetivos Nacionais Florestais (ONFs), as metas do Plano de Adaptação e Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC+) e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Além de promover a transparência, o Painel Floresta+ vai fortalecer a colaboração entre os diversos atores envolvidos no setor por meio da Rede Floresta+, com projetos que permitam investimentos na silvicultura sustentável a partir da integração entre empreendedores, apoiadores institucionais, empresas e investidores, impulsionando seu crescimento de forma responsável e integrada.