Exportações brasileiras de móveis e colchões para o Peru podem crescer 105%

Exportações brasileiras de móveis e colchões para o Peru podem crescer 105%

O mercado de móveis e colchões no Peru, que apresentou uma dinâmica notável nos últimos anos, continua a se mostrar como um território rico para a expansão das exportações brasileiras, com um potencial de crescimento estimado de 105,3% nos próximos cinco anos.

O cenário é retratado na edição atualizada do “Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Peru”, que traz indicadores atualizados do ano de 2023.

O material é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade e patrocínio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com foco no incremento às exportações e à competitividade internacional da indústria e do design brasileiro de mobiliário.

Em 2023, o consumo de móveis e colchões no Peru experimentou uma recuperação significativa, com um aumento de 56,8% sobre o ano anterior, totalizando US$ 801 milhões.

Este contexto é detalhado por uma considerável dependência das importações, que representaram 21% do consumo interno no setor em 2023. Dessa forma, indicando uma janela de oportunidade para produtos estrangeiros, em especial os brasileiros, cuja presença é marcante no mercado peruano, sendo o Brasil o segundo maior fornecedor de móveis para o Peru, atrás apenas da China.

Apesar de uma queda nas exportações brasileiras de móveis e colchões para o vizinho sul-americano entre 2019 e 2023 (período de análise do estudo) — como pode ser observado nos quadros abaixos —, nota-se, porém, crescimentos expressivos em algumas categorias de produtos, como assentos giratórios e móveis de metal para escritório, destacando o potencial para nichos específicos de mercado e que poderão alavancar outras categorias de produtos da indústria moveleira.

Outro ponto essencial é a proximidade geográfica e cultural entre os dois países, que facilita as relações comerciais e a adaptação dos produtos às preferências dos consumidores peruanos.

Esta afinidade pode ser um diferencial significativo, promovendo uma melhor aceitação dos produtos brasileiros e permitindo uma penetração mais rápida e eficaz entre os consumidores locais. A tendência de valorização do design autêntico e da qualidade, que já é forte no Peru, também oferece uma plataforma ideal para as empresas brasileiras que desejam expandir suas operações e fortalecer sua presença na América Latina.

Além disso, a compreensão das particularidades do consumidor peruano e das condições de mercado local por parte dos exportadores brasileiros pode resultar em estratégias de marketing e vendas mais assertivas.

O consumidor peruano, influenciado pela crescente digitalização das vendas, mostra-se exigente e inclinado a marcas e produtos de qualidade. Este cenário é propício para a alavancagem de móveis brasileiros de alto valor agregado e design inovador, aspectos fortemente valorizados neste mercado. Isso, sem falar da durabilidade e do desempenho das madeiras e outras matérias-primas originalmente brasileiras empregadas no mobiliário e que devem repercutir positivamente entre o público do país vizinho.

Outro ponto essencial é a proximidade geográfica e cultural entre os dois países, que facilita as relações comerciais e a adaptação dos produtos às preferências dos consumidores peruanos.

Esta afinidade pode ser um diferencial significativo, promovendo uma melhor aceitação dos produtos brasileiros e permitindo uma penetração mais rápida e eficaz entre os consumidores locais.

A tendência de valorização do design autêntico e da qualidade, que já é forte no Peru, também oferece uma plataforma ideal para as empresas brasileiras que desejam expandir suas operações e fortalecer sua presença na América Latina.

Além disso, a compreensão das particularidades do consumidor peruano e das condições de mercado local por parte dos exportadores brasileiros pode resultar em estratégias de marketing e vendas mais assertivas.

O consumidor peruano, influenciado pela crescente digitalização das vendas, mostra-se exigente e inclinado a marcas e produtos de qualidade.

Este cenário é propício para a alavancagem de móveis brasileiros de alto valor agregado e design inovador, aspectos fortemente valorizados neste mercado. Isso, sem falar da durabilidade e do desempenho das madeiras e outras matérias-primas originalmente brasileiras empregadas no mobiliário e que devem repercutir positivamente entre o público do país vizinho.

O estudo está disponível na íntegra na área restrita do site para os participantes do Projeto Brazilian Furniture. Se você ainda não tem acesso, associe-se e confira a versão completa deste e outros estudos com dados, informações, tabelas, gráficos e análises de especialistas, fundamentais para o planejamento estratégico do seu negócio neste link.

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