O trabalho Avaliação de aspectos técnicos e operacionais da fabricação de papéis de embalagens utilizando complexos poliméricos com celulose nanofibrilada, de autoria da estudante de mestrado em Engenharia Química da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Isabela Cabral Ferreira, foi premiado como o melhor do ABTCP 2024 – 56º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel.
O evento aconteceu de 1º a 3 de outubro, em São Paulo. No trabalho, Isabela aborda a utilização de novos materiais de fonte renovável em escala nano, associados com polieletrólitos, com o objetivo de melhorar a qualidade de papéis para embalagens em nível de laboratório, dentro do conceito de biorrefinaria.
A proposta visa aumentar as interações entre fibras a partir da adsorção desses complexos poliméricos contendo celulose nanofibrilada com melhorias das propriedades do papel.
Em escala comercial, a utilização desses complexos tem potencial promissor, além de elevar propriedades mecânicas, reduzir o consumo de energia na etapa de refino e aumentar o número de ciclos de reciclagem dos papéis.
A estudante de mestrado é orientada pela professora Deusanilde de Jesus Silva, do Departamento de Química, e coorientada pelos professores Ana Márcia Ladeira e José Mauro de Almeida, ambos do Departamento de Engenharia Florestal. Todos estão na foto acima.
Vale destacar que o Congresso, promovido pela Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP), reuniu todos os elos da cadeia produtiva da indústria de base florestal.