Biomata chega ao mercado florestal com locações de equipamentos para colheita e produção de biomassa

Biomata chega ao mercado florestal com locações de equipamentos para colheita e produção de biomassa

A Biomata – empresa do Grupo Satel – está iniciando as operações dentro do mercado florestal brasileiro. O grupo oferece locação de equipamentos e maquinários para produção no processo de celulose sem casca, bioenergética com casca, toretes para caldeira, picadores para cavaco, carga e descarga e outras atividades florestais.

“Oferecemos gruas de carregamento em portes de 20 e 36 toneladas com garras que variam de 0,6 a 1,5 m². Montamos também as traçadoras para corte para produção de biorredutor”, explica o diretor de operações da Biomata, Marcos Lima.

Um dos diferenciais da companhia é a experiência da empresa dentro do setor florestal. Isso permite sugerir um melhor direcionamento de equipamentos e aproveitamento com o menor custo para que o cliente possa atingir uma maior eficiência financeira. A empresa ainda oferece maior facilidade dos processos, com flexibilidade, rapidez e eficiência para que os clientes possam ter as necessidades atendidas em tempo satisfatório

“A Biomata oferece diversas opções de produtos com qualidade comprovada de mercado em suas parcerias estratégicas, apoiada nos pilares da produtividade, disponibilidade mecânica em peças e eficiência energética”, pontua o diretor de operações da Biomata, Marcos Lima.

A empresa tem abrangência nacional e oferece maior capilaridade com atendimento e suporte de peças em todo território. Essa garantia ocorre mesmo nos contratos de curta duração, nos quais a empresa compreende as necessidades dos clientes em estarem seguros contra quebras repentinas e por isso conta com equipes técnicas para realizarem a manutenção em campo como forma de minimizar esses problemas.

“Percebemos a dificuldade do mercado entender que ‘quando quebra uma máquina pára um sistema’ e isso impacta em toda a cadeia produtiva, chegando até a indústria. Assim, nossa missão é ofertar produtos e soluções que tragam agilidade de respostas aos processos de locação e agreguem valor aos nossos clientes. Quanto mais eficientes formos em nossos processos, mais produtivos serão os operadores e mais satisfeitos nossos clientes”, continua Lima.

Esse movimento ocorre em conjunto com uma alta na produção de biomassa dentro do Brasil. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), a biomassa apresentou 0,3% de crescimento em comparação com 2021. Esse modal conta com 321 usinas e uma capacidade instalada total de 14.927 MW, com uma produção de quase 3 mil MW médios no Brasil.

A biomassa é produzida por meio do processamento da madeira e obtenção de cavacos. Esses subprodutos podem ser queimados em caldeiras ou equipamentos que transformem calor em energia, sendo que esse processo gera poucos resíduos ambientais, sendo assim uma importante fonte de energia limpa.

“A produção de floresta tem um potencial alto no Brasil. O mundo demanda energia limpa e somos um provedor de florestas com sequestro de carbono e produção de biomassa, que tem foco na sustentabilidade, tirando a sobrecarga da floresta nativa. Observamos um potencial de crescimento grande nesse mercado de locação, bem como uma evolução necessária na silvicultura como matéria prima de toda a cadeia florestal”, finaliza Lima.

Equipamentos da Biomata para produção no processo de celulose sem casca, bioenergética com casca, toretes para caldeira, picadores para cavaco, carga e descarga e outras atividades florestais (Divulgação)

Biomata chega ao mercado com legado de sucesso

Mesmo com pouco tempo de operação no mercado, a Biomata carrega no DNA toda a história do Grupo Satel. Fundada em 1976, a companhia se consolidou na locação de equipamentos para terraplanagem, mas a partir de 2018 iniciou a busca por outros mercados como a mineração e em 2022 abraçou também o setor florestal.

“A Biomata é uma empresa que tem trabalhado de forma ativa dentro da área florestal, com crescimento acima da média do mercado. Estamos contando com excelentes parcerias, na minha avaliação, as principais marcas do mercado. Além de poder ganhar o apoio do Grupo Satel, sendo uma empresa relativamente nova que está em um ritmo de uma companhia de médio porte”, analisa Henrique Safar, diretor do Grupo Satel.

Safar ressalta que o modelo de locação permite menor custo e maior eficiência para as empresas, em especial para maior disponibilidade mecânica dos equipamentos. A Biomata oferece ao mercado garantia do funcionamento desses maquinários em 90% do tempo e entende que esses recursos parados impactam em toda a cadeia produtiva.

“Tenho que entregar para o meu cliente disponibilidade mecânica e eu tenho que fazer a gestão do meu ativo de forma que quando ele for solicitado ele dê os índices que o cliente procura. Dentro do setor florestal quero oferecer ao mercado equipamentos novos, confiáveis e de alta performance para fidelizar os clientes como a melhor alternativa de se produzir madeira e seus sub produtos de forma sustentável, bem como a renovação da frota entre 8 mil e 12 mil horas ao invés das 20 mil a 25 mil horas. Esse é um conceito completamente novo neste segmento”, finaliza Safar.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.