Durante a Expoforest 2023, a Bachiega apresentou soluções para o transporte florestal. Um exemplo dessa tecnologia é o piso móvel – sobre chassi e semirreboque inclinado com quatro eixos; um implemento composto por perfis de alumínio, que pode ser customizado de acordo com o veículo ou produto a ser transportado. Funcionando por meio de um sistema hidráulico de quatro etapas, ele reduz acidentes de trabalho, elimina o risco de tombamento durante a descarga, aumenta a agilidade e produtividade, além de permitir a descarga em terrenos inclinados ou galpões.
“Antes o sistema de transporte de cavaco era feito por basculamento. Após nossa inovação com o piso móvel, houve uma grande evolução no setor, principalmente com a redução nos tombamentos. Hoje, 99% do processo de biomassa é transportado por piso móvel, o que trouxe um grande diferencial para todo o setor”, explica Fabio Bachiega, diretor da companhia.
Esse equipamento é indicado para o transporte de produtos de baixa densidade, como bagaço de cana-de-açúcar, carvão vegetal, casca de madeiras, palha de arroz, cavacos, grãos, moinhas, briquettes, pallets e pellets.
A Bachiega é, ainda, há mais de 15 anos especialista na montagem do piso móvel Hyva (made by Cargo Floor), equipamento holandês com capacidade de movimentação para 40 toneladas e que trabalha em dois sentidos, podendo ser utilizado até mesmo como compactador de alguns produtos, sendo uma tecnologia muito versátil e adaptável. O maquinário permite o descarregamento em terrenos inclinados ou galpões sem risco de tombamento e dispensando maquinário adicional.
Eficácia comprovada
Além disso, o equipamento apresenta alta praticidade para o setor florestal. Os operadores têm fácil controle das operações, por meio de um botão para realizar a descarga. A Bachiega avalia que uma carga de 115 m³ consegue ser descarregada pelo maquinário em, no máximo, 15 minutos.
“Sempre inovamos buscando um produto que atenda a necessidade de cada cliente. Oferecemos vários modelos de gaiola e desenvolvemos projetos personalizados para o melhor aproveitamento do nosso equipamento otimizando aplicações”, complementa Fabio Bachiega.
“Participar novamente da Expoforest é uma experiência única. Estar ao lado de nossos clientes e parceiros, trocando experiências e ajudando o setor a crescer é essencial para seguir evoluindo. Não são apenas relacionamentos comerciais, mas essa integração com o público auxilia a Bachiega a ser ainda maior como empresa”, finaliza Fabio Bachiega.