A Arábia Saudita tem se mostrado um mercado potencial para a indústria moveleira nacional.
Com uma demanda interna insuficiente para suprir a produção local combinada a um crescimento acentuado na rotatividade de móveis e colchões, além de um crescimento econômico que vem elevando seu posicionamento global, o país do Oriente Médio se apresenta como um terreno fértil para as marcas brasileiras que desejam expandir suas exportações, com um potencial de evolução estimado em +138,2% em até cinco anos.
Os indicadores são apresentados no “Estudo de Oportunidades para o Exportador Brasileiro de Móveis e Colchões – País-alvo: Arábia Saudita”.
O estudo é desenvolvido pelo IEMI com exclusividade para os associados do Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa e patrocínio da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), e está disponível na área de associados no site do projeto: brazilianfurniture.org.br/intranet.
Pulando da 19ª (2022) para a 18ª posição (2023) entre as maiores economias do mundo, sua importância vem crescendo cada vez mais em virtude de o país ser o segundo maior produtor mundial de petróleo.
Em termos de participação no comércio global, a Arábia Saudita também está entre as 20 maiores tanto em exportações como em importações.
A mudança no padrão de consumo da população saudita, caracterizada por um aumento na demanda por produtos de maior valor agregado e a crescente influência da internet nas decisões de compra, especialmente entre os jovens, reforçam a oportunidade de inserção e expansão de produtos importados no mercado local.
Em 2022, quase 63% do consumo de móveis no país foi suprido por importações, um indicativo claro de um mercado aberto para fornecedores internacionais.
Apesar da participação brasileira ainda ser modesta, tendo representado apenas 0,2% do total importado pela Arábia Saudita no setor de móveis em 2022 — com a China, por sua vez, liderando o ranking com 44,6% do mercado —, o Brasil oferece um diferencial competitivo significativo: preço, qualidade, sustentabilidade e design.
“A Arábia Saudita é um mercado de grande potencial para o setor moveleiro nacional. A crescente demanda por produtos de maior valor agregado e a dificuldade da produção local em atender essa demanda criam um ambiente propício para as nossas exportações. Com a nossa expertise e preços competitivos, temos uma oportunidade real de aumentar significativamente nossa participação nesse mercado e na região”, afirmou Cândida Cervieri, diretora-executiva da Abimóvel.
A trajetória das exportações brasileiras para a Arábia Saudita tem sido marcada por oscilações, mas com uma tendência de alta nas últimas décadas.
Entre 2006 e 2022, o Brasil exportou US$ 24,4 milhões em móveis e colchões para o país, com um aumento de 697,0% no período. Apesar de uma leve queda entre 2018 e 2022, o potencial de crescimento permanece alto.
O cenário econômico global pós-pandemia também contribui para essa perspectiva. O aumento no preço pago pelas importações sauditas, “que registrou um crescimento de 20,3% nos últimos cinco anos”, reflete um movimento inflacionário global que, paradoxalmente, pode beneficiar os exportadores brasileiros que oferecerem produtos de qualidade e com design integrado a preços competitivos.
Além disso, a crescente importância econômica do Oriente Médio, impulsionada pela diversificação das economias locais, combinada com a expansão da indústria de construção, o aumento da renda média-alta da população e o aumento do consumo interno, torna a região um alvo estratégico para os exportadores brasileiros.
Com uma abordagem estratégica e uma presença fortalecida, a indústria moveleira nacional, portanto, tem a chance de consolidar sua posição e aproveitar o potencial de crescimento significativo daquele mercado, que, segundo estimativas do IEMI, pode atingir um crescimento de 138,2% nas exportações, com a condicionante de manutenção das ações em andamento, em especial aquelas que visam a ampliação do mix de oferta, incorporando produtos de maior valor agregado e com design próprio.
Visando capitalizar essa oportunidade, a ABIMÓVEL, em parceria com a ApexBrasil, organiza a Missão Comercial Oriente Médio, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre 20 e 22 de agosto de 2024. Esta missão, que inclui compradores de diversos países da região, é uma oportunidade estratégica para as indústrias brasileiras se inserirem de forma mais robusta no mercado saudita e no Oriente Médio em geral.
“Contamos com 27 indústrias brasileiras confirmadas na Missão Comercial Oriente Médio 2024. Essas empresas deverão aproveitar a oportunidade para expandir sua presença não só nos Emirados Árabes, mas em toda a região, que inclui a Arábia Saudita. Dubai é uma excelente plataforma para isso, proporcionando contato direto com compradores e parceiros estratégicos num ambiente totalmente direcionado aos negócios e com o apoio do Projeto Brazilian Furniture”, concluiu a diretora-executiva da Abimóvel.