Na última semana, a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) realizou o tradicional jantar anual de confraternização, reunindo profissionais das mais diversas organizações que atuam no setor. Além de celebrar as conquistas alcançadas ao longo de 2023, o encontro trouxe reflexões sobre os desafios e oportunidades do mercado florestal no Paraná e no Brasil. Com dados do relatório sobre a Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (Pevs) 2022, divulgado recentemente pelo IBGE, a Apre reforçou a importância desse segmento para o avanço da economia, a inovação e o desenvolvimento sustentável do estado.
Para disseminar questões discutidas no evento, a Forest News conversou com Zaid Ahmad Nasser, presidente da Apre Florestas, que trouxe um balanço do último ano e alguns encaminhamentos que devem nortear o setor em 2024. Confira a entrevista na íntegra:
Forest News: Quais foram os principais desafios, oportunidades, conquistas e resultados do setor florestal em 2023, tanto no Paraná como no Brasil?
Zaid Ahmad Nasser: Assim como em anos anteriores e em outros segmentos, o setor florestal enfrentou inúmeros desafios em 2023. Mas existe uma característica que nos garante grande adaptabilidade às oscilações, que é a diversidade de produtos. Isso fez com que o balanço final fosse positivo, com resultados importantes e significativos.
Forest News: O setor caminha para um contexto semelhante em 2024?
Zaid Ahmad Nasser: Em 2024, queremos dar continuidade aos projetos que já iniciamos neste ano, em especial o de desenvolvimento da madeira para uso na construção civil, principalmente de prédios e casas que fazem parte dos programas nacionais. Essa forma de utilizar a madeira demonstra como o setor florestal se comporta com o desenvolvimento tecnológico industrial: já temos um material muito utilizado pela sociedade, presente em diversos itens do dia a dia, desde o acordar de manhã e abrir a sua porta e também agora com a casa em si construída com essa matéria-prima.
Forest News: 2023 foi um ano marcado pelo agravamento das mudanças climáticas e o setor florestal tem um papel importante na reversão dessa situação, certo? Quais são os principais benefícios que a silvicultura pode garantir para a sustentabilidade do planeta?
Zaid Ahmad Nasser: Sem dúvidas. O setor florestal é pioneiro em sustentabilidade. O reflorestamento de pinus, eucalipto ou outras espécies de uso comercial tem uma participação importante no sequestro do carbono da atmosfera, além de ser uma fonte de soluções sustentáveis para o dia a dia das pessoas. Também é importante destacar o impacto positivo gerado no entorno das regiões ade reflorestamento, indo da criação de estradas rurais à preservação de áreas nativas, garantidas por selos e certificações como o FSC, que é um dos principais do segmento e defende a gestão sustentável e responsável das florestas.
Forest News: O setor florestal também vem mostrando que tem muito potencial para impulsionar inovação e desenvolvimento científico. Como você percebe essa oportunidade no Paraná?
Zaid Ahmad Nasser: Temos uma cadeia de pesquisa muito intensa e tecnológica dentro da silvicultura e percebo que estamos nos desenvolvendo de forma contínua nos últimos anos, principalmente com o objetivo de garantir produtividade. E claro, universidades e centros de pesquisa são fundamentais nesse processo que viabiliza a produção florestal. Olhando para o dia a dia do consumidor final, podemos perceber a forte presença de produtos florestais. Durante a pandemia, por exemplo, tivemos a necessidade de aumentar a produção de alguns produtos como o papel, o álcool em gel e outros itens de higiene. Ou seja, estamos constantemente desenvolvendo tecnologias e soluções que fazem parte do cotidiano das pessoas, sempre levando em conta a questão da sustentabilidade. Também seguimos avançando em estudos técnicos e específicos para a nossa atividade. Afinal, é isso que vai garantir que as árvores se adaptem às mudanças climáticas e que, no fim do ciclo florestal, a matéria-prima se transforme em produtos funcionais, de qualidade e sustentáveis.
Fortalecendo a informação de qualidade
O jantar também foi marcado pela entrega do 1º Prêmio Apre Florestas de Jornalismo, ação desenvolvida pela associação para reconhecer e valorizar reportagens com temáticas que fazem parte do universo florestal e que contribuem para informar e ampliar o conhecimento geral da sociedade sobre o setor. Os vencedores podem ser conferidos aqui.