Valmet adota práticas a fim de reduzir em 80% as emissões de CO₂ até 2030

Valmet adota práticas a fim de reduzir em 80% as emissões de CO₂ até 2030

A Valmet comprometeu-se com uma meta de redução de CO₂, além de formular ações concretas para toda cadeia de valor, incluindo suprimentos, as operações próprias e o uso de suas tecnologias pelos clientes.

Dentre as principais ações, estão uma redução de 80% nas emissões das operações da empresa e de 20% na cadeia de suprimentos.

A Valmet opera no Brasil com unidades em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA), Joinville (SC) e Guarulhos (SP).

Todos os seus Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, unidades de produção, Centros de Serviços e escritórios adotam medidas para minimizar a geração de resíduos e promover eficiência energética e conforto.

Um exemplo é a unidade industrial situada em Araucária (PR), que foi construída com uma visão de sustentabilidade, utilizando estruturas metálicas e painéis termowall, priorizando a iluminação natural e utilizando brises para a melhor eficiência refletiva.

Quanto aos aspectos ambientais, a empresa adotou uma tecnologia de automação do sistema de ar-condicionado para maior eficiência em conforto e gasto de energia, assim como iluminação variável de acordo com a claridade do dia, com sensores de presença.

Além disso, foi implementado um sistema de reaproveitamento de águas pluviais e águas servidas, que são reutilizadas após tratamento. Com o passar do tempo, houve melhorias nos sistemas de iluminação com a adoção de lâmpadas LED e renovação de ar para controlar os níveis internos de CO₂ .

Também foram desenvolvidas e aprimoradas iniciativas operacionais e de manutenção, como a coleta, separação e destinação de resíduos; a instalação de um sistema de geração de energia fotovoltaica em 2022; a substituição de equipamentos a gás das cozinhas por elétricos; o controle de ruído e poeira nos ambientes internos com constante renovação de ar interno e o monitoramento da emissão de CO₂ dos veículos da empresa de transporte dos funcionários até a planta.

Até 2026, todas as sedes da Valmet no Brasil comprometem-se a operar com 100% de energia limpa. Além de obter fornecimento do mercado livre de energia, a planta de Araucária instalou 324 painéis solares. Considerando também a entrada no mercado livre de energia, a unidade paranaense registrou uma redução média de 25% nas faturas mensais de energia elétrica.

Estima-se que a cadeia de suprimentos contribua com aproximadamente 4% da pegada de carbono total na cadeia de valor da Valmet. Com o objetivo de reduzi-la em 20% até 2030, a empresa está engajada em diversas iniciativas, como o aumento do uso de aço reciclado em seus produtos, o apoio aos fornecedores para diminuírem suas emissões de CO₂ e a otimização dos métodos de produção, o que inclui a redução do peso dos produtos e a introdução de materiais alternativos.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.