Nos dias 16, 17 e 18 de outubro, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foi o palco do VI Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia da Madeira (VI CBCTEM), promovido pelo Curso de Engenharia Industrial Madeireira do Centro de Engenharias (Ceng) em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira (SBCTEM).
O congresso se destaca como o principal evento científico sobre madeiras no Brasil.
A abertura do evento contou com a presença da reitora Isabela Andrade, que enfatizou a importância do congresso para a região e celebrou seu sucesso.
“Parabenizo a comissão do curso de Engenharia Industrial Madeireira por trazer um evento dessa magnitude a Pelotas. A expressiva quantidade de trabalhos apresentados, mesmo em um contexto de recuperação após uma crise climática, demonstra o comprometimento da área de tecnologia e inovação em madeira da UFPel, reconhecida em nível nacional”, declarou.
O evento reuniu mais de 260 participantes, incluindo alunos de graduação e pós-graduação, professores, pesquisadores e profissionais da área de tecnologia da madeira, representando mais de 18 estados brasileiros e também o Uruguai. Foram submetidos ao congresso mais de 200 trabalhos científicos, refletindo a riqueza e diversidade do conhecimento na área.
A edição marcou a primeira vez que o Rio Grande do Sul recebeu o evento, assim como a primeira vez que um curso de Engenharia Industrial Madeireira organizou o CBCTEM.
Durante três dias, o congresso promoveu a socialização de conhecimento científico e a integração da comunidade brasileira de Ciência e Tecnologia da Madeira, contribuindo para consolidar a UFPel no cenário nacional da tecnologia da madeira.