a
Tecnologia auxilia na redução de custos logísticos no setor florestalForest News | Forestnews

Tecnologia auxilia na redução de custos logísticos no setor florestal

As despesas com logística equivalem a 42% de todos os custos de produção das empresas do setor florestal, segundo estudo da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP). Dessa forma, o investimento em equipamentos e recursos tecnológicos é fundamental para diminuir esses gastos e potencializar a produção.

É importante que as soluções logísticas ofereçam ao mercado eficiência operacional máxima e recursos tecnológicos para oferecer competitividade, bem como a promoção do desenvolvimento sustentável, fatores fundamentais para o desenvolvimento do setor florestal no Brasil.

A TMO oferece ao mercado equipamentos de ponta para a logística florestal. Exemplo é a Autocarregável Tracionada. O modelo é um conjunto 8 x 8, entre trator, carreta e grua florestal, com inovações como o controle com joystick eletrônico. Esse maquinário é o primeiro do mercado de Autocarregáveis com tração nas quatro rodas. O sistema dela é mecânico de cardan, com uma caixa de carga de 14 toneladas.

“A inovação e melhorias nos produtos e processos produtivos é oferecer o melhor equipamento para o cliente com as atualizações que o mercado exige. No caso da Autocarregável tracionada, é oferecer o melhor custo-benefício para o cliente, com disponibilidade de peças de reposição mais acessíveis em comparação às máquinas importadas. A tecnologia de joystick é de ponta e comparável às máquinas importadas e, sem utilização de sapatas na operação, agilizando as operações de baldeio”, explica Yedo Tito Tortato Filho, diretor de Suprimentos da TMO.

A empresa consegue oferecer essa tecnologia ao mercado com um relacionamento diretamente de fábrica com os clientes. Essa verticalização permite maior assertividade nos contratos entre as partes, com a TMO buscando adaptar às necessidades dos parceiros comerciais aos serviços.

“Máquina parada é prejuízo. Por isso atendemos os clientes diretamente sem intermediários, para que o tempo parado seja o menor possível, o serviço seja feito com qualidade e o cliente fique satisfeito totalmente. Somos altamente verticalizados na questão
de fabricação dos equipamentos, onde podemos atender no menor tempo possível”, prossegue o diretor de Suprimentos.

Além da Autocarregável Tracionada a TMO também oferece ao mercado florestal uma série de equipamentos e soluções. Exemplos são: Cabeçotes Harvesters para diâmetros variados de madeira, Guinchos florestais para apoio a extração e apoio a caminhões e máquinas florestais, Mini-Skidders, Garras florestais, Carregadores Frontais para pátio industrial, entre outros.

“A escolha do equipamento ideal para a função a que se destina, boa qualidade e disponibilidade mecânica do mesmo. A má escolha ou um equipamento de baixa qualidade aumentam os custos de operação e manutenção para o cliente. Temos diversos equipamentos onde se enquadram desde o abate, baldeio, carregamento e outras atividades dos serviços exigidos na floresta e pátios das empresas”, finaliza Tortato Filho.

A TMO oferece ao mercado equipamentos de ponta para a logística florestal (Igor Neves/Forest News)
A TMO oferece ao mercado equipamentos de ponta para a logística florestal (Igor Neves/Forest News)

Compartilhe