Suzano preserva 270 mil hectares de matas nativas na BA e ES

Suzano registra EBITDA ajustado de R$ 6,3 bilhões no segundo trimestre

A Suzano aderiu ao segundo ciclo de investimentos do FASB, iniciativa que vai conectar 170 mil hectares de fragmentos florestais entre o sul da Bahia e o norte do Espírito Santo, numa extensão de 500 km.

O objetivo dos corredores ecológicos é promover a conectividade da paisagem e melhorar as condições ambientais para manutenção das comunidades de fauna e flora diante das flutuações climáticas e das atividades humanas que afetam o meio ambiente.

A participação em projetos dessa natureza contribui para que a Suzano alcance uma das metas expressas nos Compromissos para Renovar a Vida, que é conectar meio milhão de hectares em áreas prioritárias para conservação no Cerrado, Mata Atlântica e Amazônia até 2030, em todos os estados onde atua.

Considerando suas áreas de atuação no Espírito Santo e na Bahia, a empresa mantém cerca de 270 mil hectares dedicados à preservação, área equivalente a 270 mil campos de futebol: 58% em território baiano e 42% em território capixaba.

Outra iniciativa mantida pela empresa é um programa de restauração ecológica, concentrando-se na recuperação e enriquecimento de áreas por meio do plantio de espécies nativas e da preservação da vegetação natural.

Com mais de 24 mil hectares de áreas em processo de restauração nos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e sul da Bahia, a iniciativa contribui para o aumento da cobertura florestal e protege importantes nascentes e mananciais hídricos.

Parte dos territórios preservados pela Suzano na Bahia e no Espírito Santo são identificados como Áreas de Alto Valor de Conservação (AAVCs), que desempenham papel na preservação da biodiversidade, e algumas delas foram transformadas em Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs). Na Bahia, as AAVCs estão Sdistribuídas nos municípios de Alcobaça, Caravelas, Mucuri, Teixeira de Freitas e Vereda. No Espírito Santo, estão em Aracruz, Conceição da Barra e Sooretama.

“Esses dados atestam a riqueza e a importância da biodiversidade que prospera em nossas áreas, evidenciando o nosso compromisso com o manejo sustentável e a preservação de espécies importantes em seus habitats naturais”, destaca Diomar Biasutti, coordenador de Excelência Ambiental da Suzano.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.