a
admin | Forestnews

Sustentabilidade: Bracell anuncia Programa de Recuperação Ambiental

Na semana em que se comemora o Dia da Árvore, celebrado no dia 21 de setembro, a Bracell anunciou seu Programa de Recuperação Ambiental, com ações voltadas ao plantio de espécies nativas em antigas áreas de pastagens e o enriquecimento de áreas em início de regeneração natural.

Serão recuperados mais de 3.000 hectares nos próximos anos em 47 municípios de atuação da empresa. Neste ano, a companhia deu início ao plantio de mais de 100 hectares, com a previsão de plantio de mais de 190 mil mudas nativas. O Programa de Recuperação está contemplado nas ações do Compromisso Um-Para-Um, iniciativa inédita no setor de celulose brasileiro lançada pela Bracell. Nestas áreas, a companhia está recompondo a vegetação nativa e ampliando os benefícios à biodiversidade.

Destacam-se as ações de recuperação de áreas de nascentes da Bacia do Rio Pardo, uma das fontes de abastecimento do município de Botucatu, onde a Bracell está realizando o plantio de 62.000 mudas nativas. Além disso, a recuperação de áreas de algumas das principais nascentes do Rio Batalha, totalizando aproximadamente 17.000 mudas plantadas, contribuindo para a qualidade da água consumida por habitantes da cidade de Bauru.

Além dos benefícios aos recursos hídricos e a geração de empregos a partir destas atividades, a proteção e recuperação ambiental impactam positivamente na biodiversidade regional. Exemplo identificado no município de Botucatu, onde a Bracell detectou entre 2020 e 2021, por meio do monitoramento de fauna, 9 espécies ameaçadas de extinção, sendo 8 são mamíferos e 1 ave. Entre as espécies estão o gato-do-mato-pequeno, lobo-guará, onça-parda e tamanduá-bandeira.  Ao todo, 232 espécies entre as classes répteis, anfíbios, mamíferos, peixes e aves foram registradas e, desse total, 35 possuem algum grau de endemismo, ou seja, aquelas cuja distribuição se restringe a uma determinada área.

“Os números levantados e a presença dessas espécies ameaçadas evidenciam que as práticas adotadas pela Bracell assumem um importante papel para a conservação nesses habitats, uma vez que nos permitem conhecer, identificar e acompanhar o desenvolvimento da biodiversidade local, além de adotar medidas de proteção e conscientização. O Programa de Recuperação Ambiental vem fortalecer ainda mais nossas práticas em prol do meio ambiente”, ressaltou João Augusti, gerente de meio ambiente e certificações da Bracell SP.

Compartilhe