O Serviço Florestal Brasileiro realizou, nos dias 5 e 6 de maio, uma oficina de alinhamento entre os técnicos de campo de Serra Dourada (BA) com a temática da regularização ambiental de imóveis rurais. O encontro foi uma continuidade da oficina de nivelamento promovida em janeiro deste ano, na cidade de Brejolândia (BA).
Na oportunidade, além da interação entre os técnicos, foi estabelecido o diálogo com representações locais tais como a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente dos municípios baianos de Serra Dourada e Brejolândia, contando com a participação dos respectivos secretários municipais, além do vice-prefeito de Serra Dourada e representantes de sindicatos, líderes de associações de produtores locais e assentados da reforma agrária, bem como representantes de comitês de bacias locais e do SEBRAE.
Foi contratada uma empresa de serviços técnicos e florestais especializados pelo SFB, coordenador do FIP Paisagens Rurais em conjunto com a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável e Irrigação do MAPA, para ofertar gratuitamente aos produtores assistidos apoio técnico para as retificações do CAR de todos os imóveis rurais atendidos pelo projeto, bem como apoiar nas inscrições daqueles que ainda não a tiverem realizado. As atividades da empresa contratada começam pela Bahia e serão realizadas em todos os sete estados de atuação do projeto.
“Foram dias de uma rica troca de experiências e saberes entre as equipes investidas na execução do projeto, o que demonstra que a gestão integrada da paisagem ocorre não somente com a integração das áreas produtivas e de conservação na zona rural, mas principalmente pela integração de atores locais em arranjos institucionais fortes e alinhados com a realidade para a condução das atividades nos territórios”, avaliou Janaina Rocha, assessora técnica do FIP Paisagens Rurais pelo SFB.