Na última segunda-feira (16), o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) lançou o Painel Interativo da Regularização Ambiental.
A ferramenta digital reúne e disponibiliza dados sobre as intenções de adesão aos Programas de Regularização Ambiental (PRA), além de oferecer uma visão detalhada dos cadastros, passivos de reserva legal, Áreas de Preservação Permanente e excedentes de vegetação nativa.
A plataforma pode ser acessada neste link.
Baseado no Sistema de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), o painel integra e disponibiliza as informações declaradas no Cadastro Ambiental Rural (CAR), facilitando o acesso a dados sobre a regularização ambiental dos imóveis rurais em todo o país. Dividido em várias seções (abas), o painel permite que os usuários visualizem dados de forma geral ou por meio de filtros específicos para obter informações mais segmentadas.
Marcus Vinicius Alves, diretor de Regularização Ambiental Rural do SFB, observa que, a partir de dados extraídos do painel, é possível identificar progressos significativos após a retomada da agenda ambiental por este governo: “O número de cadastros com a análise ambiental concluída mais que triplicou, passando de aproximadamente 41.000 em janeiro de 2023 para 141.000 em setembro de 2024, abrangendo uma área de mais de 25 milhões de hectares, representando uma área maior que a do estado de São Paulo”, pontuou.
Por meio dos dados apresentados na plataforma, também é possível constatar que cerca de 233 milhões de hectares de vegetação nativa estão em áreas privadas, número equivalente a 150% da área continental de todas as Unidades de Conservação cadastradas no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (CNUC). “Com essa informação, podemos promover políticas públicas de fomento e incentivo para que os proprietários e detentores de imóveis rurais continuem a manter a vegetação nativa nas suas terras, conservada”, destaca Alves.
Anteriormente, os dados declarados no SICAR eram disponibilizados pelo Serviço Florestal Brasileiro nos boletins mensais do CAR. Com o Painel Interativo da Regularização Ambiental, os usuários poderão ter uma experiência dinâmica, podendo visualizar os temas de maneira consolidada ou segmentada a partir da combinação de filtros, sendo também possível obter tabelas customizadas.