Roder escolhe Sinop como sede da primeira filial

Roder escolhe Sinop como sede da primeira filial

Sinop foi escolhida pela Roder Máquinas e Equipamentos como sede da primeira filial da empresa. A cidade da região norte do Mato Grosso aproxima a empresa do crescente mercado da biomassa no Centro-Oeste e no Norte do Brasil.

A cidade fica localizada a 500 quilômetros de Cuiabá e às margens da BR-163 – principal corredor logístico do setor produtivo entre o Mato Grosso e o Pará. Dessa forma, a Roder se posiciona estrategicamente entre dois pólos nacionais dos segmentos agrícola e florestal.

O lançamento oficial da filial foi realizado em celebração junto a clientes, empresários e representantes do setor madeireiro no dia 16 de fevereiro. Desde 2002 no mercado, a Roder tem em Pardinho (SP) a matriz da empresa, que atua na na fabricação e comercialização de equipamentos para colheita e movimentação florestal, além de soluções para os segmentos agrícola, da construção civil e demolição.

“Reconhecemos o potencial e a importância econômica dessa região e queremos estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, para oferecer um atendimento ágil e de qualidade. Queremos seguir como uma referência no mercado, não só com produtos de qualidade, mas com a garantia da satisfação dos nossos clientes”, pontua Dyme Roder, sócio-proprietário da Roder.

“A vinda da Roder para Sinop é um presente para Sinop. A busca de soluções para um mercado que vem em ascensão, na questão da biomassa e do cavaco. Os associados tinham que buscar essas soluções nos estados do Sul e do Sudeste”, complementa Felipe Antoniolli, presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad).

A produção de biomassa na região norte do Mato Grosso tem crescido nos últimos anos com a chegada de indústrias produtoras de etanol. O cavaco originado da supressão florestal é utilizado por essas empresas na geração de energia pela queima dessa matéria-prima em caldeiras.

Dados do Fórum Nacional das Atividades de Base Florestal (FNBF) apontam um aumento progressivo na produção de biomassa no Mato Grosso. Em 2017, foram produzidos 763,7 mil m³ de cavaco, enquanto que em 2022, o número saltou para 3,5 milhões de m³.

“A região vai crescer e se expandir com os produtos da Roder e vai ter um feedback ainda mais rápido nas necessidades de peças e com técnicos disponíveis aqui na região. Acho que ela está dando um passo muito grande em uma região que está crescendo muito com o mercado da biomassa, prospectando melhoras para os clientes e para a própria Roder”, complementa Elizeu Tremarin, diretor da Biener Biomassa.

Para a produção de biomassa via supressão vegetal, a Roder oferece garras florestal, traçadora e frontal preparadas para os desafios da floresta amazônica. Essa madeira nativa apresenta maiores desafios que a madeira de reflorestamento – mais comum nas regiões Sul e Sudeste, e necessita de equipamentos e implementos mais robustos e eficientes para as operações.

“Nós estamos muito longe do mercado que nos atende a demanda de material industrial neste segmento de picador e biomassa. A Roder, com esse passo, sendo uma das pioneiras desse atendimento próximo a nós, tendo essa iniciativa de enfrentar o Mato Grosso e nos atender de perto, faz uma grande diferença para todos nós”, finaliza Glaucio Leitão, proprietário da Única Indústria.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.