a
Pará fará primeira concessão de restauro florestal para iniciativa privadaForest News | Forestnews

Pará fará primeira concessão de restauro florestal para iniciativa privada

O Pará deve lançar até o fim deste ano o primeiro edital de concessão de restauro florestal para a iniciativa privada em São Félix do Xingu, no sudeste do estado.

A informação foi dada pelo governador do Pará, Helder Barbalho, em entrevista à CNN Brasil.

Barbalho disse que a escolha também é simbólica porque São Félix do Xingu foi o município que mais emitiu gases de efeito estufa na área da Amazônia Legal nos últimos anos.

A área a ser concedida concentra 20 mil hectares e o objetivo da iniciativa do Governo do Pará é além de recuperar essa localidade, também retomar o estoque florestal.

A concessão para a iniciativa privada deve durar por 30 anos e conta com todas as espécies nativas de vegetação que devem ser repostas. Em troca a empresa que vencer a licitação poderá recuperar os investimentos com a venda de créditos de carbono e manejo florestal.

O Pará conseguiu em agosto deste ano a queda de 70% no desmatamento da área florestal no mês de agosto e tem realizado diversas ações para se colocar como modelo na preservação ambiental.

Uma delas é sediar a Cúpula Mundial do Clima (COP 30) em 2025, na cidade de Belém. Essa será a primeira vez que esse evento será realizado no Brasil.

Compartilhe