a
ONU estabelece meta de ampliar em 3% área florestal global até 2030Forest News | Forestnews

ONU estabelece meta de ampliar em 3% área florestal global até 2030

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC) defendeu que uma das prioridades globais é ampliar a área de florestas ao redor do mundo e promover o manejo sustentável nessas áreas.

As florestas ocupam 31% da superfície do planeta e abrigam 80% da biodiversidade terrestre. Além disso, mais de 1,6 bilhão de pessoas dependem delas para subsistência e renda.

A presidenta do ECOSOC, e embaixadora da Bulgária, Lachezara Stoeva, falou na abertura do Fórum e lembrou que cuidar das florestas gera benefícios em diversas áreas, desde a redução da pobreza à educação de qualidade e da promoção de empregos decentes à equidade de gênero, além das metas de combate à mudança climática, especialmente pelo sequestro de carbono.

Ao discursar no Fórum, o subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Li Junhua, afirmou que as florestas estão em risco. E a expansão da agricultura comercial é responsável pela maior parte do desflorestamento. Ele disse que todo ano, 7 milhões de hectares de florestas naturais são convertidos para outros usos.

Revitalizar as florestas degradadas é fundamental para atingir a meta da ONU de aumentar a área florestal global em 3% até 2030.

Isso também ajudaria os países a criar novos empregos, prevenir a erosão do solo, proteger as bacias hidrográficas, mitigar as mudanças climáticas e salvaguardar a biodiversidade.

Esse e outros temas tem sido debatidos na 18ª sessão do Fórum da ONU sobre Florestas, realizada entre os dias 8 e 12 de maio em Nova York, nos Estados Unidos.

Compartilhe