Entre os dias 18 e 20 de maio de 2025, empresas e designers nacionais retornam à ICFF (International Contemporary Furniture Fair), principal vitrine do mobiliário contemporâneo na América do Norte, que ocorre em Nova York, nos Estados Unidos.
A participação brasileira é liderada pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture, uma parceria da Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos).
A edição de 2025 marca mais um capítulo do esforço contínuo da indústria brasileira em consolidar sua posição em mercados estratégicos, levando para a América do Norte o que há de mais inovador, sustentável e autêntico na produção nacional.
A presença do Brasil na ICFF se deu de forma crescente nos últimos anos, com o projeto tendo reunido a maior delegação nacional já organizada para o evento na edição de 2024.
O pavilhão brasileiro, cuidadosamente projetado para refletir a diversidade cultural e material do país, foi destaque entre os cerca de 450 expositores da feira. Na ocasião, foram gerados mais de 2 mil contatos comerciais, com um índice de novas conexões superior a 90%, e negócios que ultrapassaram os US$ 76,1 milhões em contratos fechados e prospectados a partir do evento.
Mais do que números, o reconhecimento da crítica especializada e dos visitantes internacionais destacou o protagonismo brasileiro em temas cada vez mais relevantes nos campos da indústria e do design: inovação com raízes culturais, sustentabilidade aplicada à produção e colaboração entre indústria e criativos.
Nesse sentido, aliás, a mostra “Design + Indústria”, também promovida pelo projeto, evidenciou todo esse potencial ao reunir peças desenvolvidas por designers e fabricantes conectados por meio de programa homônimo, que integra fabricantes e designers de móveis de diferentes portes e regiões do país.
Para a diretora-executiva da Abimóvel, Cândida Cervieri, “a ICFF é um espaço estratégico, não apenas para a promoção comercial, mas para consolidar a percepção internacional sobre o valor do design brasileiro”. Ela explica que se trata de apresentar ao mundo produtos que combinam apuro estético, viabilidade produtiva e soluções sustentáveis, fortalecendo toda a cadeia moveleira nacional.
Em 2025, o objetivo é seguir fortalecendo esse posicionamento tanto na exposição das marcas e produtos nacionais quanto na Missão Comercial organizada por meio do Brazilian Furniture, conectando empresas brasileiras e compradores estrangeiros.
A ICFF ocorre dentro da programação da NYCxDESIGN – Semana de Design de Nova York, atraindo compradores, profissionais, marcas, formadores de opinião e entusiastas do design de diversas partes do mundo. O ambiente plural e de alta curadoria oferece não apenas visibilidade, mas oportunidades concretas de negócios, intercâmbio criativo e inserção em redes internacionais.
A Abimóvel e a ApexBrasil reforçam que o Projeto Brazilian Furniture segue aberto à adesão de novas empresas, convidando o setor produtivo, incluindo fabricantes, designers, fornecedores e a indústria de componentes a participar de uma agenda estratégica que une promoção comercial, capacitação, design e inovação para ampliar a presença do Brasil nos mercados mais exigentes e promissores do mundo.