A Komatsu lançou durante a Expoforest 2023 a Komatsu School, ou escola Komatsu, para capacitar e desenvolver profissionais de equipamentos florestais por meio de treinamentos especializados e práticos.
Oferecidos a todas as empresas do ramo florestal e também para pessoas da comunidade que desejam ingressar nesse setor, os treinamentos contam com ferramentas especializadas, trazendo também habilidades relevantes, que promovam o crescimento pessoal e profissional dos participantes. “Ao oferecer um ambiente de aprendizado colaborativo, buscamos fortalecer o segmento florestal como um todo e impulsionar o sucesso dos nossos clientes. E queremos ir além, ou seja, levar conhecimento não somente para nossos clientes, mas também para a sociedade onde atuamos”, reforça Marcelo Narciso, gerente de Pós-Vendas da Komatsu Forest.
Ao todo, serão sete tipos de cursos oferecidos e, para ingresso na Komatsu School, o aluno precisa ter no mínimo 16 anos de idade e completado o Ensino Fundamental. Os cursos são divididos em níveis – básico, intermediário e avançado – e serão lançados de forma semestral, com duração de 40 a 160 horas. O calendário dos treinamentos será divulgado em setembro e as aulas serão presenciais, na Komatsu School, que será inaugurada em setembro, em Pinhais (PR), com possibilidade de algumas delas serem online.
Cursos customizados e simulador móvel
De acordo com Adriano Barbosa, supervisor da Komatsu School, os cursos poderão ser customizados. “Dentro de seis meses, haverá uma estrutura móvel de formação, que vai atender treinamentos customizados, de acordo com a necessidade de nossos clientes, e essa fará o deslocamento até o local combinado. Também existe a opção de treinamentos operacionais, com simuladores portáteis, que podem acontecer no campo, na base do cliente ou onde for mais conveniente para esse cliente”, destaca Barbosa.