A Klabin mantém cerca de 72 mil hectares de matas nativas conservadas nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A área cobre 44 municípios catarinenses e 11 cidades gaúchas.
A empresa conta com um polo de desenvolvimento em Lages (SC) e tem uma área total de florestas na casa dos 151 mil hectares – o que inclui áreas para corte e matas nativas para conservação.
Em Santa Catarina, por meio de estudos, a área florestal garante a manutenção e a melhoria da produtividade, considerando a qualidade das plantações e das fibras para utilização na produção de celulose.
O desenvolvimento de projetos e a adequação de novas tecnologias aliadas ao cultivo sustentável focam, principalmente, nas áreas de melhoramento florestal, clonagem e biotecnologia, nutrição e silvicultura, fitossanidade florestal e qualidade da madeira.
publica este mês o Resumo Público de Santa Catarina de 2024. O documento reúne os esforços que a Companhia faz pelo manejo adequado de suas florestas nativas e plantadas, além de apresentar as políticas sociais e de sustentabilidade.
“O emprego das práticas ambientalmente corretas utilizadas pela Klabin em seu cultivo florestal, bem como o manejo adequado da paisagem, proporcionam o excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais”, explica Júlio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin.
Em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, 48% das áreas da Companhia são destinadas à conservação. Índice importante para atuar na preservação de espécies. Nas áreas da Klabin nessa região, já foram identificadas 892 espécies de flora e 541 espécies de animais.
“Essas áreas florestais têm trazido contribuições importantes na preservação do meio ambiente, nos aspectos de proteção da biodiversidade e na manutenção de mananciais. Nos 44 municípios em que a Klabin possui áreas florestais em Santa Catarina existem mais de 5 mil quilômetros de rios e mais de 9 mil nascentes protegidas pela empresa, que contribuem para o abastecimento hídrico da região”, prossegue Nogueira.
Prova disso são as certificações alcançadas pela área florestal no estado. Em 2023, a empresa conquistou a certificação PEFC (sigla de Programme for the Endorsement of Forest Certification Schemes, em português Programa para o Reconhecimento da Certificação Florestal- PEFC/28-22-15), considerada o maior sistema mundial de certificação florestal, foi conquistada pela Klabin, após o processo de auditoria.
“O reconhecimento pelos serviços ecossistêmicos existentes na Klabin reforça a relevância de um bom manejo florestal para a conservação ambiental, refletindo os esforços empreendidos na Companhia nessa jornada em prol do desenvolvimento sustentável”, finaliza Nogueira.