INTELLilight da TYRI beneficia concentração e saúde do operador florestal

O sistema INTELLilight da TYRI tem se apresentado ao mercado florestal como um aliado na melhora da saúde e concentração do operador de máquinas florestais durante o trabalho; com uma tecnologia inovadora de iluminação, ele permite ao usuário controlar de forma individual ou em grupo a luz do maquinário por meio de um aplicativo móvel. Dessa forma, o usuário pode adequar o brilho da luz e a temperatura da cor de acordo com as preferências individuais, o que em trabalhos feitos durante a noite se torna um importante diferencial.

O operador norueguês de máquinas florestais, Jahn Steinar, é um exemplo de como o INTELLilight da TYRI pode auxiliar na melhora das condições de trabalho. Steinar trabalha no setor florestal há mais de 20 anos e sofre com dores de cabeça devido ao dia a dia em campo sem a incidência do sol, em especial no inverno, quando há o acúmulo de neve e a iluminação do maquinário é refletida diretamente na direção dos olhos do operador.

“As dores de cabeça desapareceram imediatamente. Quando recebi minha nova colheitadeira John Deere no inverno passado, que estava equipada com INTELLilight da TYRI, já havia neve na floresta e, normalmente um dia de trabalho me dava dor de cabeça, mas graças ao novo sistema de iluminação, isso nunca aconteceu”, explicou Steinar.

Per Arne Torstensson, engenheiro optico sênior da TYRI, pontua como a luz e os seus respectivos reflexos podem impactar nas atividades diárias, além do trabalho desenvolvido pela companhia para otimizar a experiência dos usuários durante a utilização dos produtos.

“Quando há neve no solo, a neve branca reflete luz e o operador fica ofuscado enquanto os contornos do ambiente se tornam mais difíceis de ver. Isso faz com que o operador tensione os músculos oculares, o que por sua vez causa dores de cabeça, bem como tensão nos ombros e no pescoço. Com uma iluminação mais quente, os reflexos não serão tão fortes. Até os contornos ficam mais nítidos e você não precisa apertar os olhos ou aumentar a concentração para enxergar corretamente e realizar um bom trabalho”, contextualiza o engenheiro.

A Næsbø Skog instalou o INTELLilight em uma colheitadeira EcoLog 580F e tem realizado testes nos dois maquinários para a avaliação do sistema de iluminação.

“Acima de tudo, penso que se trata de poder definir a temperatura da cor da iluminação. Numa paisagem branca a luz reflete fortemente, portanto faz uma grande diferença se você puder ter uma luz mais quente”, finaliza Steinar.

Compartilhe:
admin

admin