De acordo com a Abimóvel, a indústria moveleira no Brasil possui 18,3 mil empresas e emprega 273,3 mil trabalhadores diretos e indiretos, sendo a oitava cadeia que mais emprega no país. Além disso, a indústria de móveis prontos e colchões somaram US$ 983,3 milhões no ano passado.
- Venda de móveis tem bom resultado em março, após nove meses negativos
- Exportações de móveis brasileiros crescem 8% no primeiro trimestre
- Sindmóveis completa 45 anos representando 300 empresas do RS
A Abimóvel ainda divulgou que o Brasil possui a sexta maior indústria moveleira do mundo, sendo exportadora de produtos para 172 países.
Indústria brasileira vem tanto expandindo sua atuação internacional — com as exportações de móveis e colchões crescendo na casa dos 50% no último ano, superando níveis registrados no pré-pandemia — como investindo fortemente em tecnologia e na melhoria dos processos produtivos e organizacionais, não só ampliando e otimizando sua capacidade de produção como tornando-se cada vez mais sustentável ambiental, econômica e socialmente. Só em 2021, o salto de investimentos da indústria moveleira nacional foi de 176% sobre 2020″, afirmou a associação em nota.
E são os resultados destes investimentos, espelhados em produtos com cada vez mais qualidade, tecnologia, funcionalidade, adequação ambiental e design agregado, que nove grandes fabricantes brasileiras apresentaram na Semana de Design Milão em 2022.