Como forma de aprimorar técnicas relacionadas ao Manejo Florestal Sustentável (MFS), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) iniciaram, na última segunda-feira (27), a 2ª turma do módulo “Dendrologia e Botânica Florestal em Manejo Florestal Sustentável”.
A capacitação é voltada para servidores públicos que atuam nos processos de autorização de planos de manejo e ocorre em Santarém (PA) até sexta-feira (31).
Neste módulo, a turma, formada por 28 servidores de instituições como Ibama, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de Secretarias Estaduais de Meio Ambiente (Semas), receberá instruções para melhor aplicação de conhecimentos em Botânica, organização do conhecimento taxonômico, regulamentação florestal, técnicas de identificação de espécies em campo, entre outros.
O curso é realizado por meio de recursos do projeto “Fortalecimento da governança dos órgãos ambientais da Amazônia em Manejo Florestal Sustentável”, financiado pelo Programa Euroclima, da União Europeia, que tem por objetivo reduzir o impacto das mudanças climáticas e seus efeitos na América Latina e Caribe. O curso é coordenado pelo Ibama e implementado pela Expertise France.
Participam, no âmbito federal, servidores do Ibama e do ICMBio, e no âmbito estadual, servidores do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Pará.