a
Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia LegalForest News | Forestnews

Governo estuda ampliar faixa de fronteira da Amazônia Legal

O Governo Federal estuda ampliar em cerca de cem quilômetros (km) a faixa de fronteira do Brasil com os países vizinhos, como forma de proteger a Amazônia Legal.

A expectativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública é que a medida possa uma atuação mais efetiva das forças armadas na região amazônica.

Recentemente foi lançado pelo Ministério o Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Amas), que prevê ações de segurança pública nos estados da Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins.

Serão instaladas 34 bases integradas entre a Policia Federal e policias estaduais, sendo 28 bases terrestres, seis bases fluviais e dois centros de comando; um centro de cooperação internacional liderado pela Polícia Federal e convite para as policias dos países da Amazônia e outro centro de comando da Força Nacional das operações ambientais, ambos sediados em Manaus (AM).

Para as ações do plano Amas, os investimentos são de R$ 2 bilhões, do Fundo Nacional de Segurança Pública e do Fundo Amazônia. A verba vai ser destinada à implantação de estruturas e compra de viaturas, armamentos, helicópteros, caminhonetes, lanchas blindadas, entre outros equipamentos.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhe