A Emex é uma das principais referências nacionais em logística florestal. A empresa oferece de forma exclusiva no mercado brasileiro o fueiro ExTe – companhia sueca e principal fornecedora desses implementos no mundo. Esses equipamentos oferecem maior segurança e produtividade no transporte de madeira devido a alta tecnologia embarcada.
A fabricação desses fueiros é toda feita no Brasil e segue à risca todos os protocolos de qualidade da ExTe. Isso garante maior custo benefício e disponibilidade dos fueiros no mercado nacional, sem deixar de lado a qualidade reconhecida por todo o mundo.
“Então tivemos um cuidado muito especial para replicar todo o processo que é feito lá na Suécia, aqui no Brasil. Somos a única empresa fora da Suécia com a capacidade de fabricar e fornecer os fueiros da ExTe pela Emex”, explica Marco Lourencini, gerente comercial da Caldlaser – empresa responsável por produzir a chapa plana do fueiro.
Para garantir a qualidade nos fueiros, a Caldlaser investiu nos últimos anos em tecnologia na planta industrial, como a aquisição de um robô soldador e de uma máquina de corte à laser.
“Nós tínhamos um processo com sete pessoas soldando. Ao final do dia tínhamos peças com qualidades diferentes de solda, cordões diferentes de solda, aspecto visual diferente. O robô proporcionou uma padronização, tanto de tempo de produção, como qualidade de peça ao final do produto. Isso dá uma qualidade e produtividade imensurável”, complementa Rogério Antunes, gerente de produção da Caldlaser.
Após esse processo, as chapas são enviadas para finalização na TP Pinturas. A empresa é responsável por fazer o corte laser, a conformação através de dobra CNC, a pré-montagem, soldagem inicial e finalizar o fueiro na parte da caldeiraria com a solda semi automatizada linear, bem como a pintura dos equipamentos.
“Quando você trabalha com aço, você precisa tomar alguns cuidados, principalmente quando é aço e envolve solda. Porque se você soldar de maneira errada a peça empena, entorta e perde ou ganha dureza. E tudo isso prejudica o produto final. Então a garantia dos processos, garante que isso não aconteça”, pontua Marcelo Martinez, gestor industrial da TP Pinturas.
A pintura dos fueiros é feita pelo processo eletrostático. Esse procedimento garante, em média, 50% maior fixação da tinta nas peças – o que também evita maior exposição do equipamento à ferrugem e corrosão. Além disso, o tempo de entrega com esse método é menor, com o produto pronto para entrega logo após a saída da cura na estufa.
“A ExTe desenvolve esses produtos há mais de 126 anos. Sempre focada em garantir a segurança da carga. As palavras-chaves que definem a ExTe no mercado são segurança e qualidade”, finaliza Olle Melin, diretor-proprietário da Emex.
Confira o vídeo de apresentação da fabricação dos fueiros da ExTe: