Histórias de quem faz a diferença nos setores que movem a economia brasileira!
Não há como falar de transporte no Brasil sem se voltar à malha rodoviária do país. Em uma analogia que remete ao corpo humano, os caminhões seriam os glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte do sangue por todo o corpo. As rodovias, por sua vez, seriam as artérias que cortam o imenso território nacional e são responsáveis por levar itens que irão garantir a sobrevivência de toda a sociedade.
E se a malha rodoviária é importante nos quatro “cantos” do mundo, no Brasil ela é ainda mais essencial: de acordo com a Associação Brasileira dos Caminhoneiros, o modal representa 61% de todo o transporte de cargas brasileiro. Ressalte-se que mesmo com a alta dos combustíveis, o momento é bastante positivo para o setor: levantamento realizado pela Fenabrave, federação nacional que reúne as concessionárias de veículos, indicou que as vendas de ônibus e caminhões cresceram 43% em 2021.
O bom momento deve continuar em 2022, ainda que não mesmo ritmo que o verificado há 12 meses. Para se ter ideia, somente em dezembro de 2021, houve um aumento de 13,51% nos emplacamentos de caminhões no país. Por isso, é hora de pensar grande. Diretor comercial da Mallon, Gilmar Schneider conta que a concessionária tem investido fortemente para se modernizar e acompanhar os constantes movimentos do mercado.
“Nossa história é de quase sete décadas. A Mallon, sempre ligada, buscou inovar e modernizar suas estruturas, para que o trabalho de nossas equipes facilite a jornada de atendimento do consumidor na concessionária. Nosso lema é ‘trabalhar de para-choque a para-choque’, o que significa que temos serviços que englobam combustíveis, oficina mecânica, pneus, recapadora, balanceamento, entre outras soluções”, explica Gilmar.
Schneider também comenta que recentemente a empresa realizou reformas nas unidades de Lages e Rio do Sul, ambas em Santa Catarina, e em breve espera apresentar mais novidades aos clientes. “Nosso DNA é empreendedor, voltado a crescer sempre, e isso nunca vai mudar”, acrescenta.
Para o bom funcionamento de um caminhão, por mais eficiente e tecnológico que ele seja, a manutenção preventiva e corretiva é fundamental para que o veículo atinja sempre os mais altos níveis de excelência em termos de desempenho e economia. Por isso, a Mallon alerta para a necessidade de se estar sempre atento aos mínimos detalhes para solicitar a manutenção das peças.
Uma dica se refere à periodicidade, que deve ser constante. Não é aconselhável pegar a estrada sem ter 100% de certeza sobre o funcionamento das engrenagens. “Nós, da Mallon, sugerimos que o condutor peça a realização de uma sangria no sistema do filtro do combustível uma vez por semana para tirar a impureza do diesel e deixar o sistema em bom funcionamento”, explica o líder de oficina do setor de pós-venda MB da Mallon, Marcos Silveira.
O especialista afirma que uma análise recorrente das pastilhas de freio, da suspensão, da geometria, do balanceamento e alinhamento, também são fundamentais para que não haja surpresas durante o trecho. Ainda, Silveira ressalta que a calibragem do nível dos pneus pode passar despercebida, mas necessita de uma aferição constante, tanto por parte da concessionária que realiza a manutenção quanto pelo caminhoneiro.
“Cada fabricante tem uma pressão mínima e uma máxima indicada para os pneus. Caso a calibragem esteja fora do padrão recomendado, ela pode prejudicar o alinhamento do veículo, provocando desgaste prematuro dos pneus e acabando com a moldura de cada um deles”, acrescenta.
Líder de oficina da concessionária da Mallon em Mafra (SC), Paulo Vitalino Vaneski trabalha na Mallon há 20 anos. Paulinho, como é conhecido por clientes e colegas da concessionária, também traz “dicas de ouro” para uma manutenção bem-sucedida.
“É corriqueiro que o consumidor faça o reabastecimento do limpador de para-brisa de forma inadequada, com uma ‘água dura’, como chamamos no ramo, que geralmente não é 100% potável e oriunda de poços artesianos, com forte mistura de metais ferrosos. Sempre que for reabastecer, procure água potável ou com algum tipo de aditivo indicado pelo fabricante”, explica o experiente profissional.
Outra sugestão de Vaneski diz respeito à troca do filtro de ar do motor do caminhão. “Lembre-se que esse filtro é o pulmão do veículo, pois ele é responsável pela qualidade do ar que o motor aspira durante o trabalho da máquina. Um filtro de qualidade aumenta a vida útil do seu motor e leva a um menor consumo de combustível”, afirma Paulinho.
Outro detalhe importante: o modelo Axor 3344, da Mercedes-Benz, tem uma tecnologia que é amiga íntima de quem está na estrada. “Esse veículo é muito moderno e dispõe de um módulo de manutenção, ou seja, possui um ‘computadorzinho’ que avisa o condutor, com imagens, sobre quanto tempo falta para as manutenções de óleo de motor, troca de óleo de transmissão e óleo do eixo traseiro de tração. Essa tecnologia foi trazida pela Mercedes-Benz do Brasil para que o condutor sempre receba mensagens acerca da situação do caminhão”, pontua Vaneski.
Além de contar com a qualidade mundialmente reconhecida dos caminhões Mercedes-Benz, os clientes da Mallon têm à disposição uma estrutura diferenciada de planos de manutenção. Trata-se de uma modalidade de serviços pela qual a Mercedes-Benz oferece manutenções preventivas e corretivas dos caminhões e ônibus em toda a sua rede de concessionárias no território nacional, com mão de obra qualificada e peças homologadas para garantir o melhor custo operacional para os clientes.
“A Mercedes-Benz oferece, dentro do Brasil, mais de 150 concessionárias, além dos veículos mais econômicos do mercado. Com preço do diesel em alta, essa característica faz com que a rentabilidade do consumidor aumente, sem contar o fato de que os veículos da Mercedes também são mais leves, fator que possibilita com que eles levem mais carga”, explica o consultor de vendas da Mallon, Itacir Trombeta.
Itacir destaca que o cliente pode escolher desde o plano mais básico de manutenção até o plano “Complete”. “O básico consiste na revisão do veículo mais a troca de óleo e filtros, já o ‘Complete’ vai proporcionar todos os serviços disponíveis. “Mas todos eles não dependem de cadastro e atendem em qualquer região do território brasileiro”, acrescenta Trombeta.
Wesley Charane, consultor externo de peças e serviços da Mallon, também destaca as tecnologias Fleetboard e Up Time, fornecidas pela Mercedes.
“Os veículos Mercedes possuem o Fleetboard, sistema de telemetria e monitoramento de veículo, por meio do qual o gestor de frota e o motorista podem ter acesso a informações como peso, rota e necessidade de manutenções”, afirma.
“Já o Up Time é um prognóstico de manutenção. Ele faz a leitura de todos os módulos e antecipa problemas ao gestor de frota”, completa.
Para adquirir veículos da qualidade de um caminhão Mercedes-Benz, há várias possibilidades de pagamento. Por isso, a Mallon conta com a possibilidade do consórcio, modalidade popular e amigável ao consumidor.
O consórcio é uma excelente ferramenta para o cliente programar a troca de veículos, pois possui taxas mais baixas e prazos mais longos. “Você escolhe a programação que cabe no seu bolso e o consórcio Mercedes garante a entrega do bem a partir da 24ª parcela, condição que ninguém mais no mercado fornece”, explica o consultor de vendas da Mallon, Itacir Trombeta.
Além disso, as condições são especiais para consumidores Mercedes-Benz. “Seguro e descomplicado, o consórcio é uma modalidade pensada na medida certa para nossos parceiros. É uma forma de investimento que atinge diversos perfis, com parcelas flexíveis. É mais econômico que outras opções, não cobra entrada nem IOF e permite prazos mais longos. Na Mallon, nós temos planos a partir de 24 meses indo até 120 meses”, reforça o consultor de vendas de veículos novos, Marcelo Valério.
Em caso de sinistro, acidente que causa danos e/ou prejuízos no veículo Sprinter, previstos em apólice de seguro, os clientes Mallon e Mercedes-Benz contam com toda uma estrutura de apoio ao motorista e gestor de frota.
O plano “Mercedes-Benz Service Care” prevê, inclusive, mão de obra e disponibilidade de peças diferenciadas aos clientes que escolhem seguradoras parceiras da companhia alemã.
“Esse é um acordo firmado com as principais seguradoras do país, que contam com uma estrutura de apoio ao consumidor e priorizam aqueles que escolheram as concessionárias autorizadas da Mercedes”, explica o coordenador da Unidade de Gerenciamento de acidentes da Mallon, Nathan William Kusterko.
Na oficina de sinistro da Mallon em Rio do Sul (SC), alguns passos são essenciais para que o cliente seja assegurado. “Levantamos os dados, identificamos a companhia de seguro, negociamos e repassamos o orçamento. Com a autorização do serviço, é realizado o pedido de peças e, de acordo com a necessidade, o veículo passa para a desmontagem para que sejam constatados danos não-aparentes. Em seguida o caminhão é encaminhado para a funilaria e/ou montagem”, acrescenta Nathan.
Na oficina de sinistro da Mallon em Rio do Sul (SC), alguns passos são essenciais para que o cliente seja assegurado. “Levantamos os dados, identificamos a companhia de seguro, negociamos e repassamos o orçamento. Com a autorização do serviço, é realizado o pedido de peças e, de acordo com a necessidade, o veículo passa para a desmontagem para que sejam constatados danos não-aparentes. Em seguida o caminhão é encaminhado para a funilaria e/ou montagem”, acrescenta Nathan.
Para que os caminhões percorram grandes distâncias de forma segura e com qualidade, a recapagem de pneus é uma boa opção para transportadoras e caminhoneiros, sendo ela um processo que realiza a troca da banda de rodagem usada por uma nova.
Na Mallon, o consumidor encontra o que de melhor há no mercado, já que a empresa conta com produtos de empresas parceiras como a Bandag, referência no serviço de recapagem, Firestone e Bridgestone, líderes no segmento de pneus.
“Atuamos nesse mercado desde 1997; somos certificados pelo Inmetro e reconhecidos pela indústria. Ofertamos um ótimo custo por quilômetro rodado e possuímos uma qualificada equipe de vendedores que atuam nas regiões de São Bento do Sul, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, Três Barras, União da Vitória, entre outras”, explica o gerente da recapadora, Carlos Popper.
“Atuamos nesse mercado desde 1997; somos certificados pelo Inmetro e reconhecidos pela indústria. Ofertamos um ótimo custo por quilômetro rodado e possuímos uma qualificada equipe de vendedores que atuam nas regiões de São Bento do Sul, Itaiópolis, Mafra, Rio Negrinho, Três Barras, União da Vitória, entre outras”, explica o gerente da recapadora, Carlos Popper.
Com foco no frotista que necessita de atendimento exclusivo, disponibilidade e redução de custos de deslocamento e de tempo de espera, a Mallon colocou em prática os projetos Mallon Truck Service e Oficina Volante Dedicada (OVD).
A iniciativa oferece ao consumidor atendimento in loco para qualquer necessidade do veículo.
“Fornecemos serviços de geometria, balanceamento, rodízio de pneus, trabalhamos com checklist com 31 itens e folha semáforo, tudo isso para que o cliente consiga controlar a rentabilidade dos pneus e obtenha um melhor rendimento dos componentes de suspensão, com desgaste menor de pneus, menos consumo de combustível e direção mais segura”, explica o coordenador das bases Mallon Truck Service, Francisco Kondlacht Junior, o popular “Chiquinho da Mallon”.
Há quase 20 anos, a Mercedes-Benz do Brasil traz para o mercado o conceito de economia circular com a Renov. Com um vasto portfólio, a Renov é a maior linha de produtos remanufaturados do Brasil.
“Os itens usados são ‘re-industrializados’ pelo próprio fabricante, mantendo a mesma qualidade e garantia do produto novo”, explica o gerente de estoque da Mallon, Adriano Schelbauer. “São mais de uma dezena de produtos na linha Renov, entre eles: motores, câmbios, embreagem e turbinas, que podem custar até 40% menos, sendo uma excelente opção para otimizar custos”, acrescenta Adriano.
Importante destacar que a qualidade e a confiabilidade das peças Mercedes já são amplamente conhecidas pelo mercado. “São produtos desenvolvidos pela fábrica para que se tenha um ótimo desempenho, com garantia de até 12 meses”, afirma o consultor Elder Berdnaski, da Mallon. “Além disso, a Mercedes possui seu próprio lubrificante, desenvolvido especialmente para o funcionamento dos caminhões da marca”, conta.
Outro importante benefício dos produtos Renov é a maior disponibilidade do veículo, uma vez que o tempo de parada na oficina do concessionário é reduzido.
Entre os principais produtos das linhas extrapesado, off-road e semipesado fornecidos pela Mercedes está o Axor 3344, um caminhão forte e robusto para uma operação mais rentável e altamente produtiva, sem se esquecer do conforto do motorista.
“Esse veículo 6×4 off-road possui três opções de cabine: leito teto baixo, leito teto alto e cabine estendida. Ainda, tem motor 12 litros, 439 cavalos, caixa automatizada de 12 marchas, bloqueio de diferencial, assistente de partida em rampa, freio retarder, ar-condicionado, vidro elétrico, eixo traseiro com capacidade para 123 toneladas com cubo redutor e dois anos de garantia sem limite de quilometragem”, explica o consultor de vendas da Mallon, Rodrigo Schlemper.
Outro destaque são os veículos da família Atego, composta por caminhões médios e semipesados nas configurações 4×2 e 6×2, com PBT (Peso Bruto Total) entre 14 e 24 toneladas, desenvolvidos principalmente para aplicações urbanas e rodoviárias de curtas até longas distâncias, com as mesmas três opções de cabine para o motorista (leito teto baixo, leito teto alto e cabine estendida).
Além disso, a Mercedes traz ao mercado as opções de chassis LO 916 e a família OF 1519, 1721, 1621, 1724. Com quatro ou cinco cilindros, todos trazem a solução ideal para o transporte realizado pelos clientes, com carrocerias urbanas ou rodoviárias.
Queridinha do consumidor, a Nova Sprinter também é destaque de vendas. Desenvolvida com mais economia, conectividade, potência e conforto, a Sprinter se sobressai pela versatilidade, com várias opções de tonelagem e eixos para atender a cada operação.
“A Sprinter possui assistente de fadiga, ar-condicionado digital, bancos confortáveis, volante escamoteável e direção elétrica de série. O veículo também proporciona melhor performance operacional, principalmente em trechos urbanos e mistos, para entregas mais rápidas e seguras”, diz a consultora de vendas de vans da Mallon, Marlú Gabriele de Abreu.
Uma entrega técnica qualificada e atenta aos detalhes é fundamental para que haja maior performance na operação. Possuir um caminhão Mercedes-Benz é excelente, mas saber usufruir de todas as suas funcionalidades é melhor ainda.
“Nas entregas técnicas, é fundamental apresentarmos o veículo e a concessionária. Trazemos todas as informações sobre a parte de manutenção, funções do teclado e do painel, do controle de tração e outros pontos, tudo isso para que o cliente e o motorista tenham maior rendimento e saibam utilizar o caminhão corretamente, sem que haja danos”, explica o entregador técnico da Mallon, Ivanor Petters.
Outra importante figura do setor de entrega técnica da Mallon, Marcos Geraldo Narok foi caminhoneiro por mais de duas décadas. Hoje, é consultor e instrutor de operações e afirma que a entrega técnica não termina na concessionária.
“Na verdade, ela só começa, pois seguimos com instruções aos motoristas, tanto os rodoviários quanto aqueles de ‘fora da estrada’, que trabalham na colheita de madeira reflorestada, por exemplo”, explica Narok.
Reinventar-se não é uma tarefa fácil. Buscar novos projetos e conseguir executá-los requer comprometimento e pessoal qualificado. Foi com a junção de todos esses fatores que a Mallon inovou nos últimos anos. O gerente de pós-venda da Mallon, Luis Parra, foi um dos idealizadores de diversos pilares dessa verdadeira revolução que ocorreu na empresa.
“Implantamos projetos e tivemos sucesso, como no caso da OVD [Oficina Volante Dedicada], por meio da qual nos deslocamos até o cliente para realizar as manutenções necessárias”, explica Parra. “Há, ainda, o conceito do CTM, que é o Centro de Treinamento Mallon, voltado ao desenvolvimento dos funcionários com a nossa expertise, sempre em busca da agilidade e do atendimento qualificado”, completa.
Por trás disso tudo, a Mallon conta com um quadro de colaboradores diferenciados em seu back office, que nada mais é do que o suporte da empresa. Os profissionais envolvidos nesse setor não atuam na linha de frente (front office), mas são indispensáveis para garantir a continuidade das operações, sem sobressaltos. “Nosso compromisso é dar maior disponibilidade ao cliente em até três dias”, ressalta o coordenador de back office, Marlon Telles.
O reconhecimento e a aprovação dos clientes são alguns dos principais sinais de que uma empresa está no caminho certo. Na Mallon não é diferente. Com uma extensa carteira de clientes, a empresa é sinônimo de economia e qualidade na estrada, como comprovam os depoimentos dos consumidores.
Fala, cliente!
“Somos uma empresa que nasceu do setor florestal e estamos há mais de 20 anos na estrada. Antes da parceria com a Mallon, a porcentagem de caminhões Mercedes da nossa frota era de 5%, aproximadamente. Desde que conhecemos o trabalho da companhia, esse número cresceu para 70%, com uma frota atual que ultrapassa os 100 veículos”, revela o diretor da Kim Logística, Maicon da Silva.
Outro importante cliente da Mallon é a Viação Ituporanga, que há anos é referência no setor de transportes. “Investimos recentemente em um caminhão Mercedes-Benz, o lançamento OF 1621, que traz todos os benefícios e a economia que a gente precisa. Tudo isso graças à assessoria da Mallon, que foi fundamental para acharmos o veículo certo com a capacidade correta”, explica o diretor da Viação Ituporanga, Agran Sicoan Leon Fachini.
Há quase sete décadas no mercado, a Mallon é o maior grupo de concessionárias da Região Norte de Santa Catarina. Sendo uma rede de concessionários, a empresa também possui em seu catálogo de serviços marcas consagradas no mercado de automóveis e caminhões. A história da concessionária começou em 1953, quando Aristides Mallon iniciou a empresa e colocou seu suor e dedicação em uma das mais tradicionais empresas de Santa Catarina.
Joeli Schelbauer, funcionário mais antigo do grupo, trabalha há 36 anos na Mallon – e tem muito orgulho da marca. “Foi meu primeiro emprego. Até hoje só trabalhei aqui. E vem de família: meu pai era mecânico aqui e me indicou para uma vaga na recepção. Desde então, conheci o Seu Aristides e a família e tenho muito respeito por todos. Hoje sou coordenador geral de Garantia”, afirma Joeli.
“Como somos uma empresa familiar e temos orgulho dessa gestão humana e próxima, já estamos preparando nossos filhos para dar continuidade ao trabalho do seu avô, porque aqui na Mallon, negócio é coisa de família”, diz diretora da Mallon e filha do fundador, Adriane Mallon Schneider.
“Vendemos muito mais do que a marca Mercedes-Benz: nós vendemos experiências, sempre com muito respeito ao consumidor e com uma relação próxima e acolhedora dispensada aos nossos clientes”, conclui Adriane.
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Reportagem criada pela Agência Forest® em parceria com a Mallon. Conteúdo de responsabilidade do anunciante.