a
Embrapa promove curso sobre dados de florestas plantadasForest News | Forestnews

Embrapa promove curso sobre dados de florestas plantadas

A Embrapa Florestas, em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), promoveu nessa semana, uma capacitação sobre metodologias de acesso e análises de dados da cadeia produtiva de florestas plantadas.

A metodologia foi desenvolvida pela Embrapa Florestas em parceria com a Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre) e possibilita o acesso, organização e tratamento de várias bases de dados sobre o setor florestal.

O treinamento reuniu técnicos da CNA, Senar e Federações, além de representantes da própria Embrapa e governo (Ministério da Agricultura e Pecuária e Serviço Florestal Brasileiro). A capacitação foi coordenada pelo pesquisador da Embrapa Florestas, José Mauro Magalhães Ávila Paz Moreira.

De acordo com o pesquisador, por meio da ferramenta é possível obter, de uma forma sistematizada, um diagnóstico mais adequado do cenário de florestas plantadas no país e a busca de soluções para os gargalos existentes no setor.

Para a assessora técnica da CNA, Eduarda Lee, o curso foi muito importante e tem o potencial de otimizar a rotina de trabalho.

“Temos várias fontes e, muitas vezes, as informações estão dispersas. Essa metodologia junta tudo de uma forma muito mais fácil, de maneira intuitiva e com atualização instantânea”, explica. Segundo ela, será possível também utilizar a metodologia para outras cadeias produtivas.

“Está tudo muito ligado com a nossa rotina de trabalho aqui na CNA. E será possível customizar os scripts para todos os tipos de produtos”, ressaltou.

*com informações da CNA

Compartilhe