a
Celulose é utilizada para impressão de materiais em 3DForest News | Forestnews

Celulose é utilizada para impressão de materiais em 3D

Pesquisadores do Laboratório Federal Suíço de Ciência e Tecnologia de Materiais (EMPA) desenvolveram um material com celulose que apresenta diversos potenciais de aplicação, sendo elástico, multicolorido, condutor de eletricidade, pode ser impresso em 3D e biodegradável.

A hidroxipropilcelulose quando misturada na água forma cristais líquidos e dependendo da estrutura dos carbonos desse composto ela brilha em cores diferentes.

Os pesquisadores adicionaram 0,1% em peso de nanotubos de carbono para tornar o material condutor e permitindo que por meio de uma voltagem seja possível controlar as cores da hidroxipropilcelulose.

Por fim, foi adicionada nanofibras de celulose para permiti que o material fosse impresso em 3D sem qualquer dano a coloração estrutural ou condutividade elétrica.

O material pode ser aplicado em diversas ações nos segmento de biomedicina, controle de qualidade de alimentos e eletrônicos biodegradáveis.

“Nosso laboratório já desenvolveu diferentes componentes eletrônicos descartáveis à base de celulose, como baterias e sensores. Mas esta é a primeira vez que conseguimos desenvolver uma tela baseada em celulose,” explica um dos pesquisadores do EMPA, Xavier Aeby.

Compartilhe