As catracas são equipamentos fundamentais da logística florestal. Responsáveis por manterem a carga de toras estabilizada durante o transporte no caminhão, esses equipamentos apresentam modelos diversos dentro do mercado, em especial as pneumáticas e as manuais.
Desde 2012, a Emex oferece com exclusividade ao mercado brasileiro as catracas pneumáticas da ExTe. A multinacional sueca é reconhecida mundialmente pela tecnologia embarcada nos equipamentos para logística florestal.
Esse equipamento apresenta diversas vantagens em comparação com o modelo manual. Seja na maior segurança no transporte, pela otimização dos processos para acoplamento da carga e até o conforto aos motoristas.
“O manual já diz, requer a mão. Então vai requerer do motorista fazer o reaperto do pistão. Porque devido a acomodação da caixa de carga no trânsito offroad, na estrada de terra, essa tende a abaixar. E nessa há o limite do pistão, que faz o reajuste da carga. Porém ele tem um limitador, tem até onde ir. Na catraca TU da ExTe ela não tem o limitador, ela vai simultaneamente apertando de acordo com a necessidade, até o fim da viagem”, explica José Henrique da Silva, coordenador operacional da VDA.
A VDA Log presta serviços de logística florestal no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, e utiliza desde março de 2024 as catracas pneumáticas da ExTe. Esse investimento permitiu maior controle das operações e otimização dos processos.
“A aplicação dele é bastante simples, é um modo simples, seguro acima de tudo. Ele funciona com quatro catracas carretéis e trabalha com quatro segmentos do outro lado no sistema de engate pneumático. O motorista não tem a necessidade de parar para efetuar a conferência em amarração, em aperto de carga. Se trata de uma catraca pneumática, com capacidade de mil quilos em torque, para que essa carga fique totalmente segura dentro da caixa de carga”, complementa o coordenador operacional.
Confira o vídeo de apresentação da catraca pneumática da Emex