Dando continuidade à sua produção para extensão e para seu canal no YouTube, o professor Alexandre F. Souza, do Departamento de Ecologia (Decol/UFRN), estreou uma série de vídeos didáticos sobre ecologia e meio ambiente no Brasil.
Disponível no canal, a série Ecossistemas do Brasil já está no ar desde 21 de julho, com o primeiro episódio intitulado Florestas Tropicais Úmidas de Terras Baixas / Florestas Ombrófilas Densas.
A nova sequência de vídeos é posterior à primeira, Biomas Brasileiros Não São o Que Você Pensa, em que o professor do Decol explica aspectos específicos dos ambientes que, em geral, não são tão ressaltados.
No 4º vídeo da primeira série, por exemplo, Alexandre discute características de domínios morfoclimáticos e biogeográficos – conceito que se relaciona com a diversidade de vegetação, de solo, de clima e de relevo e com as interações dos seres vivos com esses fatores que podem modificar o ambiente.
O mais novo vídeo, cujo tema é florestas tropicais de terras baixas, busca tratar de assuntos como a estrutura, o funcionamento ecológico, as interações, a distribuição geográfica e os serviços ecossistêmicos desses ambientes.
Dada a gama de tópicos relevantes, as possibilidades de conteúdo sobre a natureza são enormes: “existem muitos conteúdos específicos dos ecossistemas brasileiros e mundiais que ainda podem ser aprofundados e que os alunos têm muito interesse em conhecer, além de ser importante para suas atividades profissionais”, ressalta Alexandre, que aproveita a classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) para embasar suas produções para o canal.
Todo o trabalho audiovisual voltado à biologia das florestas do professor Alexandre é fruto do projeto de extensão Vídeos de Divulgação Científica Sobre Questões do Meio Ambiente. Já estando na fase 2, o projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ecologia (PPGECO).
A UICN é uma organização que busca reforçar a conservação da natureza e o uso sustentável dos recursos naturais. Fundada em 30 de setembro de 1948, em Fontainebleau (França), a UICN é reconhecida como a autoridade global sobre o estado do ambiente no planeta Terra e a busca de medidas necessárias para protegê-lo.
Desde a fundação da união, já aconteceram 1400 resoluções para defender a vida de povos originários e proteger áreas com ambiente ameaçado. Entre as frentes da entidade estão a biodiversidade, a economia, as mudanças climáticas, a distribuição de água potável e as soluções para convívio amigável com a natureza.