a
admin | Forestnews

Bracell divulga Relatório de Sustentabilidade 2021

A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel e parte do grupo RGE, acaba de divulgar o seu Relatório de Sustentabilidade 2021. A publicação traz os avanços e principais práticas ESG relativas a temas ambientais, sociais e de governança realizadas pela companhia ao longo do último ano, com destaque para a conclusão do Projeto Star, que representa o lançamento da fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo. Localizada em Lençóis Paulista (SP), a operação é livre do uso de combustíveis fósseis, capaz de produzir fibras renováveis — a partir do plantio sustentável de eucalipto — e fornece energia limpa para o grid nacional. A nova fábrica tem duas linhas que operam de forma flexível, podendo produzir celulose solúvel e kraft.

Nesta edição, uma solução criativa foi implementada para facilitar o acesso à informação. Pelo site da Bracell, é possível acessar à Central de Indicadores, onde o público pode pesquisar, em detalhe, as práticas de gestão e os resultados da companhia relacionados à energia, água, emissões de gases de efeito estufa, biodiversidade, colaboradores, comunidades e investimento social privado, entre outros temas.

“Sustentabilidade é um propósito para a Bracell. É parte da visão da companhia construir um legado socioambiental, por isso investimos continuamente em tecnologia e pesquisa & desenvolvimento. A geração de energia renovável para o mercado nacional, o sequestro de carbono, os investimentos em conservação e recuperação de florestas nativas são estratégicos para a companhia porque queremos contribuir com resultados ambientais positivos para as regiões onde atuamos. Ao mesmo tempo, nos preocupamos em contribuir com o desenvolvimento de nossas comunidades locais.”, afirma Marcio Nappo, vice presidente de sustentabilidade e comunicação corporativa da Bracell.

A mais sustentável planta de celulose do mundo opera livre de combustíveis fósseis e dispõe de uma caldeira de biomassa que utiliza resíduos do próprio eucalipto e outras substâncias originadas no processo produtivo da celulose, incluindo licor negro, para gerar energia renovável. A Subestação de energia SE-440kV tem capacidade instalada de transformação de 409 MW, suficientes para atender à fábrica e disponibilizar no grid nacional um excedente de energia na ordem de 150 MW a 180 MW, energia verde e de qualidade, capaz de atender 750 mil residências ou cerca de três milhões de pessoas. Nas duas fábricas da Companhia, em Lençóis Paulista (SP) e em Camaçari (BA), a Bracell também gera energia na caldeira de recuperação, por meio  do vapor que alimenta os turbogeradores para a geração de eletricidade.

Compartilhe