a
Associações empresariais europeias pressionam por acordo com MercosulForest News | Forestnews

Associações empresariais europeias pressionam por acordo com Mercosul

19 associações empresariais europeias de diversos segmentos emitiram uma carta para a União Europeia como forma de pressionarem o bloco econômico a fecharem acordo com o Mercosul.

A informação foi dada em primeira mão pelo El País.

Na visão dessas instituições o acordo comercial é fundamental para preservar

“O acordo nos daria a oportunidade de diversificar nossos mercados de exportação e o portfólio de fornecedores de insumos industriais críticos”, pontuaram as associações em nota.

As associações ainda pontuaram que o acordo irá permitir que as cadeias de suprimentos possam estar melhores guarnecidas, diminuindo a dependência europeia a conflitos internacionais – como a Guerra da Ucrânia.

“A competitividade das nossas indústrias anda de mãos dadas com a fiabilidade das nossas cadeias de abastecimento e é fundamental para salvaguardar o modo de vida europeu”, prosseguiram.

Uma das principais barreiras apontadas dentro da União Europeia para a aprovação do acordo é a preocupação ambiental com a produção agropecuária dos países sul-americanos. As associações defendem que o acordo terá contrapartidas que garantem a sustentabilidade nesses processos.

“Embora entendamos as preocupações legítimas sobre os aspectos ambientais, o acordo UE-Mercosul oferece um incentivo muito forte para manter as promessas de desenvolvimento sustentável da região, incluindo parar o desmatamento ilegal”, finalizaram na carta

O acordo segue em negociações e a tendência é que não haja novidades entre a Mercosul e a União Europeia até novembro deste ano.

Compartilhe