Uma das principais empresas madeireiras da América Latina, a Arauco está com planos de instalar uma nova fábrica no Brasil. Desta vez, no estado do Mato Grosso do Sul, na cidade de Inocência. A companhia chilena estaria interessada nas áreas de eucalipto já plantadas no município para erguer o projeto. Também há a possibilidade de uma fusão da empresa com a Bracell para a concretização do empreendimento.
As duas empresas têm investido fortemente na plantação de eucaliptos no Mato Grosso do Sul nos últimos anos. O secretário de Desenvolvimento Econômico do estado, Jaime Verruck, destaca que o Mato Grosso do Sul comporta até mais duas indústrias de celulose do porte da fábrica da Suzano, em Ribas do Rio Pardo. “O estado tem 8 milhões de produção de celulose e comporta até 15 milhões”, afirmou. Apesar disso, ele destacou que o estado está trabalhando para diversificar a cadeia produtiva de florestas.
Sobre a Arauco
Celulosa Arauco y Constitución é uma empresa chilena do ramo madeireiro, especializada na fabricação de celulose e painéis, atuando no Chile, Argentina e Brasil. A empresa pertence ao Grupo AntarChile fundado por Anacleto Angelini e possui cinco fábricas de celulose no Chile e uma na Argentina, além de quatro fábricas para a fabricação de madeira reconstituída, sendo duas na Argentina e duas no Brasil.
No Brasil, o grupo mantém a Arauco do Brasil, com unidades em Piên e em Jaguariaíva (850 mil m³/ano), ambas no Paraná. No município de Araucária, região metropolitana de Curitiba, mantém uma planta química industrial (142 mil toneladas/ano), produzindo resinas e outros produtos, para comercialização e para abastecer suas unidades industriais de painéis no Paraná.