a
Acordo entre Mercosul e União Europeia avança após encontroForest News | Forestnews

Acordo entre Mercosul e União Europeia avança após encontro

O acordo comercial entre Mercosul e União Europeia avançou nesta segunda-feira (17), após encontro entre representantes dos dois blocos econômicos em Bruxelas (Bélgica).

Na visão da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o acordo irá permitir maior diversificação aos países europeus em suas cadeias de abastecimentos – colocada em xeque durante a Guerra da Ucrânia.

“Por isso dou boas vindas e saúdo o ressurgimento do Brasil como grande ator no cenário global. Isso vem em boa hora e já tem um bom impacto positivo para a parceria estratégica entre nossas duas regiões”, pontuou von der Leyen.

Atualmente a União Europeia é o segundo maior parceiro comercial do Brasil e os acordos econômicos entre os países deve ultrapassar a marcar de US$ 100 bilhões até o fim de 2023.

“Queremos trabalhar de mãos dadas com vocês para lidar com os grandes desafios do nosso tempo. Queremos discutir como conectar mais nossos povos e empresas; reduzir riscos; como reforçar e diversificar cadeias de abastecimentos; e como modernizar nossas economias, de uma forma que reduza as desigualdades e beneficie a todos. Tudo isso é possível se conseguirmos concluir o acordo UE-Mercosul. Nossa ambição é resolver qualquer diferença que existe, o quanto antes”, finalizou a presidente.

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, participou do encontro e reafirmou a posição de que haja um acordo equilibrado entre as partes para que seja finalizado os termos da cooperação.

“Um acordo entre Mercosul e União Europeia equilibrado, que pretendemos concluir ainda este ano, abrirá novos horizontes. Queremos um acordo que preserve a capacidade das partes de responder aos desafios presentes e futuros”, complementa Lula.

*com informações da Agência Brasil

Compartilhe