Abimóvel e ApexBrasil convidam indústrias de móveis e fornecedores a participarem do Brazilian Furniture

Abimóvel e ApexBrasil convidam indústrias de móveis e fornecedores a participarem do Brazilian Furniture

Com o propósito de ampliar ainda mais o alcance do mobiliário brasileiro e reforçar a competitividade internacional de nossa indústria, a Abimóvel (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) dão mais um passo estratégico na expansão do Projeto Setorial Brazilian Furniture, que entra em um novo ciclo em 2025, com ainda mais ações e mercados-alvo.

Além de fabricantes e designers de móveis, as entidades convidam empresas da indústria de componentes e fornecedores do setor a aderirem ao projeto, fortalecendo a presença do Brasil no cenário global e abrindo novas oportunidades de negócios em toda a cadeia moveleira.

O objetivo é mostrar ao mundo uma cadeia produtiva integrada de norte a sul, capaz de inovar e oferecer soluções completas — atributos cada vez mais importantes e reconhecidos, agregando valor à nossa indústria e produtos.

No ciclo anterior (2023-2024), o projeto registrou resultados expressivos, com US$ 367 milhões em negócios fechados e prospectados e mais de 4.100 rodadas internacionais realizadas. As empresas participantes obtiveram um crescimento de +8,2% em posicionamento internacional, superando a média do setor nacional de +3,2% e rompendo a tendência global de queda de -3,73%.

Para Irineu Munhoz, presidente da Abimóvel, esse avanço sustentado está diretamente ligado à união entre os diversos elos da cadeia moveleira:

“É fundamental que fabricantes de móveis, a indústria de componentes e demais fornecedores somem esforços em prol de metas comuns: fazer negócios, conquistar parcerias duradouras e tornar o mobiliário brasileiro cada vez mais valorizado dentro e fora do país. O Brazilian Furniture é uma plataforma estratégica para levar ao mundo o potencial produtivo, a competitividade, sustentabilidade, inovação e design assinado do Brasil, fortalecendo a presença e a imagem de nosso país nos principais mercados globais.”

O calendário 2025-2026 do Brazilian Furniture traz diversas oportunidades para quem deseja se projetar internacionalmente. O cronograma prevê a realização de ações em vários países, contemplando feiras internacionais, missões comerciais, rodadas de negócios, programas de design, de imagem, sustentabilidade, inteligência setorial e mais.

Desta forma, o projeto mantém a presença das marcas e designers brasileiros nos mercados já consolidados e expande também para novos destinos estratégicos. Entre as principais iniciativas deste ciclo, destacam-se:

  • iSaloni (Milão, Itália): Uma das maiores feiras de design de mobiliário do mundo, onde o Brasil tem conquistado cada vez mais relevância.
  • ICFF (Nova York, EUA): Evento que reúne designers e indústrias globais, abrindo portas para o exigente mercado norte-americano (principal destino das exportações brasileiras).
  • COP30 (Belém, Brasil): Evento internacional voltado às questões climáticas, trata-se de um encontro estratégico para reforçar o posicionamento sustentável do setor de madeira e móveis brasileiro.
  • Missões Comerciais na América Latina, América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio: Expansão para mercados emergentes e consolidação em destinos já tradicionais.
  • Feiras Nacionais e Rodadas de Negócios Internacionais: Ações em regiões estratégicas do Brasil, visando estimular o intercâmbio entre empresas locais e compradores estrangeiros.

“Por meio da sinergia de ações, da inteligência de mercado e da participação nos maiores eventos do setor, estamos abrindo portas para oportunidades concretas de negócios, fortalecendo a reputação da indústria e do design brasileiro”, comenta Clarissa Franco, gerente do Brazilian Furniture na ApexBrasil.

Importante reforçar que a ABIMÓVEL acaba de lançar sua nova Plataforma de Business Intelligence (BI) para empresas associadas ao Projeto Brazilian Furniture.

O cronograma de treinamentos já começa neste mês de fevereiro, auxiliando os profissionais a explorarem ao máximo os recursos da ferramenta, seu uso e aplicações.

Mais informações podem ser tiradas pelos e-mails [email protected] e [email protected], além do site brazilianfurniture.org.br.

Compartilhe:
Forest News

Forest News

A Forest Digital nasceu para ser a maior e mais completa plataforma digital de negócios e notícias do setor florestal, sendo a melhor opção para trabalhar a presença digital da sua empresa.